Notícias

Busca

MATRA

Contenção Necessária

22 de junho de 2010 - 00:00

* Carlos Rodrigues da Silva Filho

Os serviços de assistência à saúde mental não estão conseguindo atender às necessidades de tratamento dos pacientes, face à alta morbidade psiquiátrica na população.

Um princípio fundamental da disseminação da assistência mental à comunidade é a noção da igualdade de acesso das pessoas aos serviços em seu bairro ou região de moradia.

Dada a enorme massa de pacientes, a integração entre comunidade e serviços hospitalares é reconhecida como um "modelo de assistência equilibrado", no qual a maioria dos serviços funciona na comunidade, em centros próximos à população atendida, buscando uma internação hospitalar reduzida e, geralmente, efetivada nas enfermarias psiquiátricas dos hospitais gerais.

Os países em desenvolvimento devem estruturar cinco categorias de recursos para organizar o desenvolvimento dos serviços: clínicas ambulatoriais para atendimento de pacientes; equipes de saúde mental comunitária; assistência domiciliar baseada na comunidade e serviços de atendimento ao paciente em crise. Nenhum sistema de saúde mental pode funcionar sem a disponibilidade de leitos suficientes para acolher o paciente em crise.

A quinta providência é prover serviços de encaminhamento para emprego, ocupação e reabilitação. Esses últimos dois itens são fundamentais, pois a sociedade pode sofrer grande dano caso os pacientes em crise não tenham leitos hospitalares suficientes para abrigá-los e desempenhem alguma ocupação importante, como altos cargos administrativos ou a política, sem o devido equilíbrio, ou se autodenominem jornalistas, de veículos sem nenhuma credibilidade.

* Carlos Rodrigues da Silva Filho é médico, professor universitário e diretor da MATRA. Artigo enviado ao jornal Bom Dia Marília

Comentários

Mais vistos