Notícias

Busca

MATRA

Controle social: Matra visita obras da Prefeitura e faz observações

03 de fevereiro de 2014 - 11:19

Como maneira de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, a Matra visitou algumas obras executadas pela Prefeitura em dezembro do ano passado. O objetivo era verificar se as construções e reformas estão de acordo com os memoriais descritivos dos projetos.

Foram analisadas as obras de reforma e ampliação da Creche Criança Ternura (Searom Construtora); reforma e ampliação da EMEI Raio de Sol (Construtora Cavibá); ampliação da USF de Padre Nóbrega (Construtora MS) e ampliação da EMEFEI Roberto Caetano Cimino (Comercial Linsfer Ltda).

CRECHE CRIANÇA TERNURA

A Matra verificou que não há placa de identificação da obra em que consta o valor a ser gasto e o tempo médio para execução. A obra está de acordo com memorial descritivo, porém a fiação sobre o forro não estava embutida.

EMEI RAIO DE SOL

Foto 1

As medidas da obra estão corretas, porém foi observada a ausência de pintura de fundo da estrutura metálica. Também foi notada a falta da ART (Anotações de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços) da execução da estrutura metálica, a qual atesta que as atividades técnicas estão sendo realizadas por profissional habilitado.

USF DE PADRE NÓBREGA

Foto 3

Foto 4

A medição da obra não havia sido feita até o momento da análise. As vergas e contravergas não estão de acordo com o projeto da obra, pois, ao invés, de ser feita de concreto, foram utilizados tijolos. Além de não corresponder com o memorial descritivo, o uso de tijolos aumenta o risco de fissuras nas paredes que têm janelas.

EMEFEI ROBERTO CAETANO CIMINO

Foto 2

As medidas e a execução estão de acordo com o memorial descritivo, porém não foi encontrado buzinote em tubo de PVC branco de 20 centímetros, o qual permite o escoamento de águas pluviais de varandas e terraços.

Comentários

Mais vistos