Notícias

Busca

MATRA

Copom mantém juros em 8,75% ao ano

21 de outubro de 2009 - 00:00




Conforme já esperado pelo mercado financeiro, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu mais uma vez manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 8,75% ao ano. A decisão acabou de ser anunciada pelo comitê, que se reuniu nesta terça e quarta-feira.

“Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano, sem viés, por unanimidade. Levando em conta por um lado a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro e, por outro lado, a margem de ociosidade dos fatores produtivos. Entre outros fatores, o comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com o cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”, divulgou o Banco Central em nota logo após o final da reunião.

Em sua última ata, de 10 de setembro, o Copom já alegava que esse é o patamar adequado para manter a inflação sob controle e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica. A previsão do BC é de uma inflação de 4,2% para este ano, abaixo da meta de 4,5% fixada pelo governo para 2009, 2010 e 2011. A manutenção da taxa básica de juros não surpreende. Segundo o boletim Focus, que contém expectativas do mercado financeiro, os juros devem ser mantidos em 8,75% pelo menos até julho de 2010. 

A definição da taxa de juros pelo Banco Central leva em conta a tendência dos preços. Se a inflação está sob controle, os juros tendem a cair. Se há perspectiva de alta de preços, o Banco Central mantém ou mesmo eleva a taxa de juros, de forma a conter o consumo e reduzir a pressão sobre os preços. A Selic é reavaliada a cada 45 dias.


Fonte: Portal R-7

Comentários

Mais vistos