Notícias

Busca

MATRA

Corruptos com milhões de votos

08 de outubro de 2010 - 00:00


Entre os candidatos que apesar das inúmeras denúncias de irregularidades e até condenações judiciais mereceram a confiança dos eleitores estão dois pesos–pesados da política brasileira, Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo, e Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, já condenados por corrupção. Maluf recebeu 492 203 votos e Garotinho conseguiu ainda mais, 694 511.

Ao todo, os eleitores votaram em 143 candidatos ‘Fichas Sujas’, que concorreram aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Oficialmente, nenhum deles recebeu votos, porque as suas candidaturas foram anuladas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, mas, como todos recorreram ao TSE, os votos foram contabilizados separadamente e o tribunal eleitoral vai ter de decidir caso a caso até à segunda volta, no próximo dia 31.

Seja qual for a decisão do Tribunal Superior, a confusão será enorme. Se o TSE mantiver a determinação de não reconhecer esses votos, os visados ainda poderão recorrer, e certamente a maioria vai fazê-lo, ao Supremo Tribunal Federal, máxima instância judicial. Se, por outro lado, o TSE validar esses votos, quem vai recorrer ao Supremo são os candidatos já teoricamente eleitos, que terão de entregar as vagas aos outros.

Fonte – Correio da Manhã – Portugal

Comentários

Mais vistos