Notícias

Busca

MATRA

CPI do Asfalto: Servidores da Sec. de Obras confirmam falta de fiscalização efetiva do tapa-buraco

22 de maio de 2012 - 14:15

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Asfalto ouviu ontem os funcionários da Secretária de Obras que supostamente eram responsáveis pela conferência da metragem do serviço de tapa-buraco feito pelas empresas que realizaram a operação em Marília de 2009 até hoje.

Nos depoimentos das três testemunhas ouvidas ontem, Devanil Colombo, Moacyr Reinaldo Artêncio Filho e José Dias Lima, houve várias divergências, pois cada um explicou de modo diferente como era feita essa conferência.

Devanil disse que acompanhava sempre a mesma equipe e que apenas algumas vezes visitava outras, realizando a conferência da metragem de buracos tapados no momento em que era realizado o serviço.

Já Moacyr afirmou que ele e seus dois companheiros realizavam um rodízio para acompanhar as equipes e disse que normalmente a conferência era feita depois de o serviço já feito.

Por sua vez, José Dias informou que nunca acompanhou os trabalhos das equipes de tapa-buracos, passando muitos dias depois nas ruas onde o serviço foi realizado apenas para confirmar se a operação foi, de fato, feita no local.

Esse depoimentos reforçam a suspeita de irregularidade levantada pelo perito contábil contratado pela CPI, Dorival Venciguera, que em seu depoimento à Comissão afirmou que todos os contratos firmados pela Prefeitura para a operação tapa-buraco determinavam que um engenheiro deveria ser nomeado para coordenar, acompanhar e dirigir o serviço. Ao que tudo indica, esse profissional nunca foi nomeado.

“Isso deixa claro que a Prefeitura negligenciava a condução, coordenação e acompanhamento do serviço. As contradições nos depoimentos dos fiscais revelam que a administração, para realizar o pagamento do serviço, simplesmente acatava o que a empresa informava, sem se dar ao trabalho de verificar a medição ou qualidade do serviço”, comentou o membro da Comissão, vereador Wilson Damasceno.

A próxima reunião da CPI acontecerá nesta quinta-feira (24), às 9h, da sala “Nasib Cury”, localizada na Câmara Municipal.

Na ocasião serão ouvidos o diretor executivo do Daem, Cestore da Silva Pereira, e a assistente do secretário de obras, Ana Lúcia.

Comentários

Mais vistos