Notícias

Busca

MATRA

CPJ lança seu inform anual "Ataques à Imprensa"

15 de fevereiro de 2011 - 10:58

O CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas) realizou hoje de manhã o lançamento do seu informe anual “Ataques à Imprensa em 2010”, no qual é apresentado um levantamento sobre o estado da liberdade de imprensa no mundo. Para ler o documento na íntegra (em inglês), clique aqui.

Na apresentação realizada hoje em São Paulo, o coordenador sênior do programa do CPJ para as Américas, Carlos Lauría, apresentou o capítulo referente à América Latina e, em particular, ao Brasil. No site do CPJ em português é possível ter acesso a esse capítulo (clique aqui).

De acordo com o Comitê, o principal ataque à imprensa brasileira ocorrido no ano passado foi o excesso de censura judicial.  Só no primeiro semestre de 2010, foram feitas 398 solicitações ao Google de remoção de conteúdos online por autoridades brasileiras.

Um dos mais comentados episódios de censura judicial aplicada no Brasil foi o que proibiu o jornal O Estado de São Paulo e seus sites de publicarem reportagens sobre suposto caso de nepotismo e corrupção envolvendo Fernando Sarney, filho de José Sarney, presidente do Senado. A proibição foi imposta em julho de 2009 e foi estipulada multa de R$ 150.000 por cada matéria publicada sobre o caso. Este ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar a apelação feita pelo jornal, que argumenta que a proibição é inconstitucional.

Mas não há só críticas no capítulo destinado ao País. O CPJ considera que as condenações por assassinato de jornalista constituem avanço na luta contra a impunidade.

(VM)

Comentários

Mais vistos