Notícias

Busca

MATRA

CQC repercute projeto “Ficha Limpa” no Congresso

14 de outubro de 2009 - 00:00

O programa CQC, considerado maior sucesso da Band, repercutiu esta semana, entre os próprios parlamentares, o projeto de iniciativa popular, trata de casos de inelegibilidades com base na vida pregressa do candidato, também conhecido como projeto "Ficha Limpa".

O programa apresentou a lista dos cinco deputados mais processados do país, entre eles o deputado federal por Marília, Abelardo Camarinha, vice campeão dentre os fichas sujas com quatro ações penais e sete inquéritos. O apresentador Danilo Gentili foi até o gabinete e colou na porta um cartaz de “Procurado” com a foto do ex-prefeito, que não estava. E acrescenta a recompensa: “um país melhor”.

 O vídeo completo foi colocado até no site Youtube e já teve mais de 7.200 exibições:  http://www.youtube.com/watch?v=jEfQGOnGQ64&feature=popular
 
 O projeto “Ficha Limpa” é coordenado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável arrecadação de um milhão e 300 mil assinaturas em favor do projeto de lei complementar sobre a vida pregressa dos candidatos, esclarece que a iniciativa popular não será afetada negativamente por questões constitucionais. O projeto estabelece que não podem concorrer às eleições pessoas condenadas ou com denúncias recebidas sobre crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Ficam ainda impedidos de concorrer os parlamentares que renunciaram aos cargos para evitar a abertura de processos por quebra de decoro parlamentar e pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
 
O texto ainda sugere a extensão para oito anos da proibição de candidatura de pessoas com algum tipo de impedimento legal. Também torna mais rápidos os processos judiciais relacionados ao abuso de poder nas eleições.
  
Participe da Campanha Ficha Limpa enviando e-mails para os parlamentares. Precisamos da rápida aprovação do projeto. Clique em http://www.avaaz.org/po/olimpiadas_rio2016/ e envie e-mails com facilidade para todos os parlamentares do seu estado.

Comentários

Mais vistos