Notícias

Busca

MATRA

Daem: MP entra com ação civil pública para aumentar oferta e qualidade da água

10 de julho de 2014 - 10:21

DAEM-300x200

O MP (Ministério Público) entrou com ação civil pública para aumentar a oferta e a qualidade da água  distribuída na cidade. O Promotor de Justiça José Alfredo de Araújo Sant’Ana quer que a Prefeitura e o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) cumpram 21 itens. Caso a Justiça dê provimento ao pedido da Promotoria, a Administração Municipal pode ter de pagar R$ 5 mil por dia se descumprir a decisão.

Entre outros pontos, o Ministério Público pede que o Daem apresente plano para adequação do sistema de coleta, tratamento e distribuição de água em seis meses; a execução do projeto apresentado com o fornecimento de água de boa qualidade à população de forma ininterrupta; correção dos vazamentos da rede distribuidora no prazo máximo de 24 horas após o recebimento da informação do local do vazamento; apresentação de plano de perfuração dos novos poços, elaboração de plano de controle de perdas no sistema de distribuição de água; correção de níveis de ferro e manganês ao limites do padrão de potabilidade; eliminação do aporte de nutrientes oriundos de esgotos sanitários que são lançados “in natura” nas águas do reservatório Cascata; e correção da inoperância dos filtros da ETA (Estação de Tratamento de Água).

Sant’Ana sugere ainda melhorias no sistema Peixe e no Ribeirão dos Índios, manutenção preventiva das estruturas já existentes, controle de vazão de entrada, aplicação do coagulante adequado e correção do desperdício de água da lavagem dos filtros.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos