Notícias

Busca

MATRA

De 13 para 21: Câmara deve votar aumento do número de vereadores

02 de maio de 2011 - 14:58

Apesar da polêmica, o projeto que pretende aumentar o número de vagas para vereadores na Câmara de Marília de 13 para 21 já foi aprovado em primeira discussão no mês passado.

 

Na época, essa proposta só contou com os votos contrários dos vereadores Wilson Damasceno, Mário Coraíni, Júnior da Farmácia e Eduardo Nascimento.

 

A proposta deve ser colocada em pauta para segunda votação ainda este mês.

 

Para e estudante secundarista Isabela Cristina Jacinta, 16 anos, considera que o aumento do número de vereadores será bom para Marília. “Sou a favor porque acho que assim eles poderiam fazer mais coisas pela cidade”, diz a jovem.

 

Entretanto, a estudante e assistente de LPR de uma loja de departamento do município, Marcela Patrícia Martins Marinho, 24 anos, não acredita que mais vereadores resolverão os problemas da cidade. De acordo com a jovem, se mantiverem a qualidade do trabalho no Legislativo que vêm apresentam hoje, esses 21 vereadores só servirão para fazer número. “Sou contra o projeto porque eles nem trabalham direito, você percebe pela cidade como está, os buracos da rua, e ainda vão colocar mais para quê? Agora, se colocar mais para melhor, aí sim, mas se for continuar assim, continua do jeito que está”, comenta.

 

“A MATRA tem muita dúvida a respeito do que significaria esse aumento para a qualidade da representação política de Marília”, defende o membro do Conselho Consultivo da MATRA, Carlos Rodrigues.

 

Segundo Rodrigues, defendendo a proposta de aumento de vereadores, o presidente da Câmara, Yoshio Takaoka, afirmou que, com o projeto, os políticos estariam se antecipando a revisão da lei eleitoral, que deve dificultar as alianças entre partidos.

 

“Com essa justificativa, efetivamente, estão pensando pela perspectiva do político, e não da sociedade”, afirma Carlos Rodrigues.

 

Além disso, Yoshio defendeu veementemente que o aumento de vereadores não resultaria em mais gastos com a Câmara para a população.

 

Para o conselheiro da MATRA, esse argumento não passa de uma “falácia”. “Primeiro, para alojar 21 vereadores seria preciso, pelo menos, reformar o prédio da Câmara, que não daria conta de abrigar esse número de vereadores. A segunda questão é de que atualmente existe uma sobra de recurso repassado à Câmara anualmente e que é utilizada dividindo esses recursos entre instituições filantrópicas da cidade. Com mais vereadores, isso deixaria de acontecer. Então, dizer que o projeto não aumenta o ônus junta à comunidade não é verdade. E, preciso deixar claro que, após a aprovação do projeto e depois do primeiro ano com 21 vereadores, certamente haveria pedido de subsídio e de complementação de verba para os anos subseqüentes. Então, aumentar as vagas na Câmara de vereadores sem que esse aumento seja qualitativamente importante é um tiro no pé, é soma zero, e não condiz com os interesses da sociedade”, explica.

 

A MATRA convoca a todos os cidadãos que se opõe a esse projeto para encherem as galerias da Câmara nas próximas semanas, até que esse projeto seja votado. É preciso que a população deixe claro para seus vereadores a atitude que espera deles na votação desse projeto. Marília tem dono: VOCÊ!

(VM)

Comentários

Mais vistos