Notícias

Busca

MATRA

Delator de esquema em Campinas reafirma denúncias

23 de novembro de 2011 - 09:40

Em depoimento à Câmara Municipal de Campinas (93 km de São Paulo), o ex-presidente da Sanasa (empresa mista de saneamento da cidade) Luiz Augusto Castrillon de Aquino manteve a versão de que houve participação do atual prefeito Demétrio Vilagra (PT) em esquema de corrupção.

Aquino é delator do suposto esquema de cobrança de propina para direcionamento de licitações da Sanasa e de outras esferas da administração durante o governo de Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT).

Em agosto, o pedetista foi cassado do cargo de prefeito pelos vereadores, acusado de omissão diante do esquema –o que ele nega.

Hoje Aquino compareceu à Câmara Municipal para prestar depoimento na comissão processante que investiga se Vilagra –que era vice de Dr. Hélio e assumiu o cargo no lugar dele– estava envolvido no esquema. A comissão processante pode resultar até na cassação do mandato de Vilagra.

De acordo com Aquino, em um almoço em 2010 um dos empresários que tinham contrato com a Sanasa, Augusto Antunes, disse que Vilagra era responsável por recolher a propina de R$ 20 mil da empresa dele. O prefeito negou essa relação em depoimento aos vereadores na última sexta-feira (18).

Para o advogado do petista, Hélio Silveira, há incoerências na versão de Aquino, inclusive porque em 2008, época em que o empresário disse ter sido apresentado a Vilagra na prefeitura, o petista ainda não fazia parte da administração.

DEFESA

A primeira testemunha de defesa ouvida, o atual chefe de Gabinete de Vilagra, Nilson Lucílio, disse acreditar que o petista não teve conhecimento do esquema de corrupção.

Para ele, a investigação do Ministério Público, que denunciou Vilagra sob acusação de formação de quadrilha e corrupção passiva, tem motivação política. Os depoimentos das outras testemunhas de defesa que não puderam comparecer hoje ocorrem na sexta-feira.

Fonte: Folha de São Paulo – 22/11/2011

Comentários

Mais vistos