Notícias

Busca

MATRA

Desvio de verbas na Assembleia Legislativa do Pará é investigado

11 de abril de 2012 - 14:42

A investigação de um suposto esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Pará motivou a prisão temporária de quatro pessoas nesta terça-feira (10).

O Ministério Público do Estado apura desvios em 52 convênios firmados pelo Legislativo com ONGs, que totalizam R$ 19 milhões.

O suposto esquema teria ocorrido na gestão do ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB), de 2007 a 2010.

Foram presos dois funcionários da Assembleia, que trabalham para o deputado Divino dos Santos (PRB), conhecido como pastor Divino, e dois contadores de ONGs que fizeram convênios com o órgão.

No entendimento do Ministério Público, não é função do Legislativo firmar convênios com ONGs. "Não havia a fiscalização desses recursos", afirmou o promotor Milton Menezes, coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas.

Além da prisão temporária, com objetivo de impedir a destruição de provas, foi feita também a apreensão de documentos e computadores das quatro ONGs sob suspeita.

De acordo com o promotor, um dos contadores das ONGs, que foi preso temporariamente, trabalhava para o deputado pastor Divino.

O advogado Valério Saavedra, que representa o ex-presidente da Assembleia Domingos Juvenil, afirmou que não há acusação contra seu cliente e que por enquanto trata-se apenas de uma investigação do Ministério Público.

Ele disse ainda que Juvenil estava em viagem "em local de difícil acesso". O deputado Divino dos Santos não foi localizado.

Fonte: Folha de São Paulo – 10/04/2012

Comentários

Mais vistos