Notícias

Busca

MATRA

Dinheiro da merenda escolar: Abelardo e Bulgareli escapam de condenação

24 de janeiro de 2022 - 08:56

Apesar de alguns supostos indícios, os ex-prefeitos Abelardo Camarinha e Mário Bulgareli escaparam da condenação pela Justiça Federal diante das acusações de improbidade administrativa, por suspeita de desvio de recursos destinados à alimentação escolar municipal, na chamada ‘máfia da merenda’.

A decisão diz respeito a uma ação civil pública proposta contra a dupla pelo Ministério Público Federal (MPF). Em primeira instância, o caso foi julgado improcedente, decisão que foi mantida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) em meados do ano passado.

Nesta quinta-feira (20) houve a publicação da certidão de trânsito em julgado – ou seja, não cabe mais recurso. Importante destacar que eventuais ações penais correm de forma paralela e, até mesmo, independente do processo cível.

Além de Camarinha e Bulgareli, que governaram Marília entre 1997 e 2012, também se livrou de punições a ex-secretária da Educação Rosani Puia de Souza, que ocupou o posto entre 2003 e 2012.

As investigações levaram em conta o período entre 2001 e 2012. O MPF apontou suposto desvio e apropriação indevida de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o desembargador Antonio Carlos Cedenho, “embora haja fumaça de prática de ato ímprobo, a acusação não logrou comprovar dano, nexo e elemento subjetivo, elementos necessários à condenação dos réus”.

*Fonte: Marília Notícia

**Imagem meramente ilustrativa

Comentários

Mais vistos