Notícias

Busca

MATRA

Durante sessão vereadores discutem a função do político; Em extraordinária, edis aprovam inclusão de cargo comissionado na Câmara

10 de fevereiro de 2015 - 00:28

Na sessão da Câmara de ontem (09), os vereadores debateram sobre as funções de um político. A discussão começou após o vereador Luiz Eduardo Nardi defender seu requerimento solicitando a constituição de uma Comissão Especial de Vereadores para realizações de estudos a fim de transferir as instalações da Câmara para um novo prédio.

Ao discorrer sobre sua solicitação, Nardi disse que seria muito importante o Legislativo ficar separado fisicamente do Executivo. O vereador Cícero do Ceasa concordou com a posição do ex-presidente da Câmara e disse que criticou durante manifestação do movimento Marcha da Cidadania o fato de os prédios serem pertos. Para o edil, o legislativo mariliense precisa ser independente, pois sua imagem é negativa perante a população.

Já o presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, disse que é necessário recuperar o conceito do político, que está desgastado nacionalmente. O edil lembrou que existem pessoas boas e ruins em todos os lugares e que, por isso, a população não deveria ter o mesmo olhar em relação a todos os políticos.

Em seguida, Marcos Rezende falou que a imprensa é livre e é por meio dos veículos de comunicação que o brasileiro está conhecendo todos os escândalos políticos. Para ele, é necessária a continuação das investigações. José Menezes também participou da discussão afirmando que é preciso mudar a mentalidade política nacional, principalmente a ideia de que se trata de algo ruim. Ao final de sua fala sobre o assunto disse que não concorda com a opinião do vereador Cícero do Ceasa e que a Câmara de Marília está cumprindo seu papel na questão da representação popular.

Projetos

Durante a sessão de ontem seis Projetos de Lei foram apreciados e aprovados. O vereador Samuel da Farmácia sugeriu denominar “Manoel Belo da Silva” a Fonte de Água Potável localizada na Rua Irineu Lopes de Lima no Bairro Jardim Santa Antonieta II.

A vereadora Sônia Tonin propôs a instalação de placa nas salas de atendimento de ginecologia e obstetrícia do SUS informando sobre os direitos da gestante.

Projeto proposto pelo vereador José Menezes tratou da consideração de Utilidade Pública Municipal a Associação Comunitária Social Cultural Amanhecer de Marília/SP.

Três projetos dispuseram sobre a inclusão de datas comemorativas no calendário da cidade. José Expedito Capacete pediu a comemoração do “Dia da Consciência Ecológica”, José Bássiga Goda sugeriu o “Dia do Assistente Social” e Silvio Harada solicitou a “Semana de Prevenção às Doenças dos Idosos”.

Extraordinária

Em sessão extraordinária, realizada logo após a ordinária, foram aprovados quatro Projetos de Lei. Proposta de instalação de provadores de roupas acessíveis à população com deficiência e mobilidade reduzida foi apresentada por José Menezes.  Já Sônia Tonin sugeriu incluir o dia dos Cuidadores de Animais no calendário de eventos e comemorações da cidade.

Dois projetos trataram da inclusão do cargo de Assessor de Comunicação Social no quadro de cargos comissionados da Câmara e da fixação de seu salário. Ambos foram propostos pela Mesa da Câmara.

Comentários

Mais vistos