Notícias

Busca

MATRA

Quando o atual prefeito iniciará a transição de governo?

10 de novembro de 2016 - 11:32

Um dia após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o atual presidente, Barack Obama, já anunciou que receberá o futuro presidente, Donald Trump, nesta quinta-feira (10) para iniciar o processo de transição de governo. “A transição pacífica de poder é uma das marcas de nossa democracia. E, ao longo dos próximos meses, nós vamos mostrar isso para o mundo”, afirmou Obama.

Segundo reportagem veiculada pelo jornal Estadão, Obama telefonou para Trump às 3h30 desta quarta-feira para cumprimentá-lo pela vitória e convidá-lo para estar nesta quinta-feira na Casa Branca. “Não é segredo para ninguém que o presidente eleito e eu temos diferenças significativas”, observou. Mas o presidente disse ter ficado entusiasmado com o tom da conversa com Trump e do discurso de vitória do republicano, no qual ele defendeu a união.

“É disso que nosso país precisa, um senso de união, um senso de inclusão, um respeito por nossas instituições, por nosso estilo de vida, pelo Estado de Direito e o respeito de uns aos outros”, declarou Obama, que disse esperar que esses princípios inspirem Trump.

Porém o exemplo estadunidense não é seguido em Marília. Por aqui, as eleições municipais ocorreram no dia 02 de outubro e até o momento o atual prefeito, Vinícius Camarinha, não convocou a equipe de transição para apresentar todos os dados referentes à cidade. O pedido para a realização da transição de governo foi protocolado no dia 06 de outubro pelo futuro prefeito, Daniel Alonso. No dia 05 de novembro, um mês após a solicitação, o prefeito nomeou a comissão responsável, mas até o momento nenhuma reunião foi marcada.

O problema é que a demora em passar as informações pode comprometer o futuro da cidade. Com os dados em mãos sobre a dívida do município, relação de empresas fornecedoras e prestadoras de serviços à Prefeitura, fluxo de caixa, políticas públicas realizadas, dentre outros, seria possível traçar estratégias para resolver problemas e manter serviços que são eficientes. Como resposta à demora, a atual gestão afirma que está levantando as informações a serem passadas.

Vale lembrar que esta não é uma questão deste ou daquele governo, mas, sim, da cidade de Marília. O que deve ser levado em consideração é o bem estar da população. Assim como afirmou o presidente Obama, transição é questão de democracia. Bem que a atual administração poderia seguir o exemplo deste grande líder político.

Comentários

Mais vistos