Notícias

Busca

MATRA

Eleitores avaliam que educação melhorou, mas em ritmo lento

10 de junho de 2010 - 00:00

A pesquisa divulgada pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM), do Ibope, revela que na opinião do eleitor brasileiro a educação melhorou, mas ainda em ritmo lento. O estudo encomendado pelo movimento Todos pela Educação entrevistou 2 mil eleitores em todas as regiões do país.

Em 2006, o percentual de entrevistados que consideravam a educação "ótima ou boa" era de 25% e em 2010 subiu para 34%. Mas para 51% dos eleitores, ela avança em ritmo lento. Os resultados variam bastante entre as regiões. No Sul, 50% avaliam a educação como ótima ou boa, enquanto no Sudeste esse percentual diminui para 25%.

Os entrevistados foram perguntados sobre o grau de satisfação em relação aos resultados alcançados pelo presidente Lula em diferentes áreas do governo. A relação do Brasil com outros países foi a área de atuação melhor avaliada pelos eleitores – ganhou nota 3,4 em uma escala de 0 a 5. Em seguida vem a gestão da economia (3,1) e a infraestrutura (3,0). A educação superior aparece em quarto lugar (2,9) e a educação básica em sexto (2,8).

A pesquisa também mostrou que a educação aparece como uma das áreas prioritárias para os eleitores, logo depois da saúde, da segurança e do emprego. Investir em melhores salários para os professores e na segurança das escolas são as medidas mais importantes, segundo os eleitores, para melhorar a qualidade do ensino.

Fonte: Jornal do Brasil

 

 

Comentários

Mais vistos