Em sessão da Câmara de amanhã, vereadores elegerão 4º Secretário
Em decorrência do ponto facultativo da última segunda-feira, referente ao feriado de Carnaval, a sessão da Câmara foi transferida para amanhã (14/02) e, mais uma vez, nenhum Projeto de Lei será apresentado pelos vereadores. Com a cassação do diploma do Yoshio Takaoka, que havia sido eleito para a função de 4º Secretário da Mesa Diretora, novo pleito será realizado amanhã.
As funções do 3º e 4º Secretário são substituir os Secretários da Mesa nas ausências e impedimentos, bem como auxiliá-los, se necessário, durante as sessões nas atribuições dos cargos de Primeiro e Segundo Secretários da Mesa.
São funções do 1º Secretário ler na hora do expediente todas as proposições e demais documentos sujeitos à votação ou conhecimento da Câmara; ler a ata quando não for dispensada a leitura; superintender a redação da ata, que transcreverá em resumo os trabalhos da sessão, e assiná-la juntamente com o Presidente; redigir e transcrever as atas das sessões secretas e substituir o Presidente, quando este faltar às sessões e não estiver presente o Primeiro Vice-Presidente e o Segundo Vice-Presidente.
Já ao 2º Secretário cabe fazer a chamada ao abrir-se a sessão, anotando os que comparecerem e os que faltarem; encerrar a folha de presença ao final da sessão; fazer a verificação de presença, por determinação da Presidência quando necessário; fazer a inscrição pela ordem cronológica dos vereadores que pedirem a palavra e anotar o tempo e o número de vezes que cada edil ocupar a Tribuna; contar os Vereadores, em verificação de votação e substituir o Primeiro Secretário em sua ausência, falta ou impedimento e o Presidente, quando este, o Primeiro Vice-Presidente, o Segundo Vice-Presidente e o Primeiro Secretário não estiverem presentes.
Atualmente, Expedito Capacete ocupa o cargo de 1º Secretário, Samuel da Farmácia é o segundo e Choquito é o terceiro. O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos.
Antes da eleição do 4º Secretário, serão lidas indicações, votos de congratulações e pesar e os requerimentos. Dentre eles, o vereador Mário Coraíni pede informações sobre supostos desvios financeiros, num montante de aproximadamente R$ 35 milhões, ocorridos na administração passada.
A sessão da Câmara tem início às 17h. Compareça!