EMDURB expôs na Câmara Municipal informações sobre a operação de radares na cidade. A MATRA também pediu informações para a EMDURB.
Uma audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (25), na Câmara Municipal, expôs pontos importantes sobre a fiscalização de controle de velocidade de veículos no trânsito através de radares. Representantes da Emdurb (Em- presa Municipal de Mobilidade Urbana) e da Talentech Tecnologia Ltda enfatizaram a importância da segurança no trânsito e foram sabatinados por vereadores e cidadãos, conforme reportagem publicada no Jornal da Manhã.
“Temos 1.170.515 km de extensão de vias públicas em Marília e os radares são apenas um dos mecanismos à nossa disposição. Em uma cidade de 237 mil habitantes, temos uma frota de 184.003 veículos, ou seja, mais de 53 mil pessoas são pedestres e necessitam de segurança para atravessarem na faixa”, destacou o diretor-presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça de Oliveira.
Segundo o gestor de mobilidade urbana, são 2 km percorridos em 30 ou 40 segundos que podem salvar vidas. “Evitamos muitos acidentes em nossa cidade com os radares implanta dos”.
O C.E.O. da Talentech, João Batista Alves Júnior, apresentou a empresa, com sede na capital paulista e lembrou dos 10 anos de atuação no mercado. “Mais que tecnologia, priorizamos a preservação da vida. Cerca de 69% dos acidentes são evitados através dos radares”. O comandante da empresa lembrou que os equipamentos são aferidos por órgãos fiscalizadores e lembrou que é respeitada a tolerância de velocidade de 7%. “Em relação ao funcionamento dos radares, somos contratados para disponibilizar os equipamentos para fiscalização 24 horas por dia”.
Na oportunidade, foram esclarecidos pontos como o estudo prévio realizado por outra empresa para definir os pontos de colocação dos radares, antes mesmo da abertura do edital de licitação vencido pela Talentech.
Bem antes da audiência pública a MATRA também havia enviado Ofícios à EMDURB com pedido de informações sobre as multas aplicadas, o estudo técnico que teria sido realizado para a implantação dos radares, qual o valor arrecadado até o momento e, principalmente, a destinação desses recursos.
Voltaremos ao assunto em breve com as respostas que forem fornecidas pela EMDURB.
*Fonte: Jornal da Manhã.
**Imagem meramente ilustrativa.