Notícias

Busca

MATRA

Esgoto: MATRA aguarda extraordinária da Câmara

15 de dezembro de 2009 - 00:00

A diretoria da MATRA – Marília Transparente – aguarda a definição da data de realização da sessão extraordinária, da Câmara Municipal, para votação o projeto que abre possibilidade de privatização do esgoto na cidade. A expectativa era de que a matéria seria debatida na segunda (14), mas logo no início da sessão o presidente Eduardo Nascimento informou que não estava na pauta das duas extraordinárias previstas pelo Legislativo. A MATRA reafirma que a conclusão da obra de afastamento e tratamento do esgoto é de fundamental importância para a cidade, mas é necessário total transparência nesse processo, o que não ocorreu até agora. Sem definir data precisa, o projeto, junto de outros 26 citados sem denominar os temas, será encaixado em sessão extraordinária de 16 a 31 de dezembro. Nesta terça surgiram informações de que a sessão será convocada para segunda-feira, dia 21.

A Matra reproduz trechos das notícias publicadas pelos jornais sobre o assunto. Na foto, diretores da entidade acompanham a sessão do Legislativo.

Correio Mariliense:

 Mesmo a proposta da Prefeitura de delegar a uma empresa privada o término da obra de tratamento de esgoto não sendo colocada em pauta para votação na Câmara ontem, o tema dominou a discussão nos bastidores, mobilizou a comunidade para protestos e foi abordado por três vereadores no pequeno expediente, Herval Rosa Seabra, César da ML e Mário Coraíni.

Seabra repetiu sua defesa à proposta do prefeito, demonstrando que acima da polêmica sobre delegar ou não a uma empresa o término da obra, o que importa agora é possibilitar que o município ganhe o tratamento de esgoto para melhorar sua qualidade de vida.
O vereador César da ML, além de condenar sua exposição na mídia, também defendeu que a cidade deve ganhar o esgoto tratado, independente da forma que possa ser concretizado.

Já Mário Coraíni também é a favor do esgoto, mas condena o modo com que o prefeito lidou com o problema. Entretanto, não condenou a dificuldade da atual administração em gerir a obra. “Esta é uma herança maldita do prefeito anterior, que passou oito anos na administração sabendo da necessidade do esgoto e só no final de seu mandato fez o contrato para sua execução, deixando esta bomba para o atual prefeito desenrolar”. O discurso de Coraíni demonstrou ainda que a situação de impasse sobre a obra do esgoto seria uma manobra “maquiavélica do ex-prefeito”.
 

Jornal da Manhã:

Antes do término da última sessão ordinária do ano, realizada ontem pela Câmara Municipal de Marília, a presidência anunciou que o prefeito Mário Bulgareli convocou reuniões extraordinárias a partir de amanhã. O período de sessões extras vai até o dia 31, o que leva a crer que a administração espera ainda neste ano colocar em duas votações o projeto que altera a Lei Orgânica do Município (LOM), concedendo à iniciativa privada os serviços de esgoto, atualmente prestados pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília). O projeto de Emenda 05/2009, que abre a possibilidade da privatização do Daem, está entre as medidas que serão analisadas nas próximas sessões extraordinárias.

Comentários

Mais vistos