Notícias

Busca

MATRA

Estudantes mineiros criam site para fiscalizar deputados federais de MG

25 de abril de 2011 - 14:19

A sociedade civil criou mais uma boa iniciativa para fiscalizar o que fazem nossos políticos no exercício de seus cargos públicos. Dessa vez, um grupo de estudantes de Gestão Pública da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), para acompanhar as ações dos 53 deputados federais mineiros no Congresso, lançou o site “Adote um Deputado”. 

O site mineiro é inspirado no “Adote um Vereador”, criado pelo Instituto Ágora para fiscalizar a Câmara paulistana. O projeto cresceu e incluiu vereadores de Campinas, deputados estaduais paulistas e começa a se expandir para o Congresso, com informações sobre o deputado Tiririca e os senadores Aloysio Nunes e Eduardo Suplicy.

Segundo entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo pelo estudante Mateus Martins, um dos quatro idealizadores do projeto mineiro, cada parlamentar tem um “padrinho”, que é responsável por fiscalizar a prestação de contas e a participação em seminários e debates do “afilhado”.

Iniciativas como essas podem (e devem) ser reproduzidas em todas as cidades do país – incluindo Marília. Para isso, o projeto “Adote um Vereador” disponibiliza em seu site um passo a passo simplificado para que qualquer cidadão dê inicio a essa fiscalização em sua cidade.

  • Primeiro passo: Escolha um vereador (pode ser um deputado ou senador, também)
  • Segundo passo: Abra um blog onde serão publicadas as informações e seus comentários sobre o escolhido;
  • Terceiro passo: Procure informações sobre o parlamentar nos jornais, rádio, TV, sites e blogs; mande e-mail ou Twitter com perguntas; telefone para o gabinete ou faça visitas na Câmara Municipal (ou na Assembleia e Congresso, se for o caso).

Em Marília, a MATRA e o Observatório da Gestão Pública acompanham as Sessões da Câmara, noticiando os projetos e os votos dos vereadores.


(VM, com informações do site do jornal O Estado de São Paulo)

Comentários

Mais vistos