Evento marca coleta de assinaturas para manter número de cadeiras
MOVIMENTO quer manter em 13 o número de cadeiras no Legislativo mariliense
HOJE, a partir das 16h, será deflagrada a campanha para coletar cerca de 8 mil assinaturas para tentar manter o número de vereadores na Câmara Municipal.
O movimento de iniciativa de instituições civis organizadas vai se reunir na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), localizada no centro, para deflagrar a campanha para propor uma emenda de iniciativa popular para que se volte atrás na decisão de aumentar o número de vereadores em Marília de 13 para 21.
Segundo o vereador delegado Wilson Alves Damasceno, para fazer a proposta é preciso recolher a assinatura de 5% do eleitorado do município. “Com essas assinaturas o projeto poderá ser apresentado à votação na Câmara Municipal. Para a sua aprovação, será preciso o voto favorável de nove vereadores em duas votações com intervalo mínimo de 10 dias entre cada uma”, explicou Damasceno.
Ele ressaltou que já conta com o apoio da Igreja Católica, por meio do bispo Dom Osvaldo Giuntini e outros representantes de paróquias da cidade. Na opinião de representantes da ONG Matra (Marília Transparente) “não é o número de vereadores que corresponde a uma melhor representatividade da população na Câmara, mas sim a qualidade dos políticos que integraram o Legislativo Municipal”.
Despesas
Segundo levantamento feito pela instituição, o aumento de oito vereadores acarretará em mais dois assessores e um chefe de gabinete para cada um, totalizando a criação de mais 24 cargos comissionados na Casa. Somando-se despesas com salários, férias, décimo terceiro e encargos sociais, o aumento do número de vereadores em Marília representará uma despesa 30% maior do que a que se tem hoje com o Legislativo, ou seja, serão gastos mais de R$ 2,5 milhões a mais por ano.
Veja quanto vai custar 8 novos vereadores
– Salários: R$ 576.000,00 (ACRESCER 30% DE ENCARGOS)
– 2 assessores: R$ 64.400,00 (ACRESCER 30% DE ENCARGOS)
– 1 chefe de gabinete: R$ 42.000,00 (ACRESCER 30% DE ENCARGOS)
– Vale refeição: R$ 85.000
– Total de Salários: R$ 1,4 milhão
– Total de despesas: R$ 600 mil
– Total de encargos: R$ 428 mil
Total Geral de despesas: R$ 2.540.360,00