Notícias

Busca

MATRA

Ex-delegado da PF de Marília é condenado por corrupção passiva

14 de maio de 2013 - 14:41

O ex-delegado da Polícia Federal Washington da Cunha Menezes foi condenado pela 3ª Vara Federal de Marília pelo crime de corrupção passiva. Em 2007 ele recebeu R$ 20 mil de um advogado para atrasar a oitiva de empresário investigado de sonegação de impostos.

O advogado envolvido foi condenado por corrupção ativa e o empresário absolvido por falta de provas, de acordo com a decisão. Segundo a sentença, assinada pelo juiz federal José Renato Rodrigues, Menezes e o advogado foram condenados a dois anos e oito meses de reclusão, além de pena de multa equivalente a 13 dias de trabalho com base de um salário mínimo vigente em 2005, para cada réu.

Ainda de acordo com a decisão, a pena de reclusão foi convertida em prestação de serviços à comunidade, bem como a multa para cada um deles no valor de R$ 10 mil, cuja destinação será definida durante a execução da sentença. Menezes ainda foi condenado à perda da função pública. A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso. O G1 tentou contato com o ex-delegado, mas, ele não atendeu as ligações.

Outras sentenças

Washington da Cunha Menezes responde a diversas ações penais e de improbidade administrativa como resultado da “Operação Oeste”.

A Operação teve início em novembro de 2005 e descobriu a ligação de policiais federais, policiais civis, advogados, empresários com quadrilhas que atuavam em diversas ações criminosas, como estelionato, corrupção, violação de sigilo, grampo ilegal e extorsão mediante sequestro.

Washington Menezes foi delegado por sete anos em Marília e já foi condenado por outros crimes, além de ainda responder cinco processos em liberdade condicional.

Fonte: G1

Comentários

Mais vistos