Notícias

Busca

MATRA

A farra dos comissionados: Depois de publicar dezenas de nomeações, Prefeito volta a nomear o namorado da filha para cargo na Prefeitura

25 de janeiro de 2021 - 09:40

Nos últimos dias dezenas de pessoas foram nomeadas para ocuparem cargos comissionados em diversas Secretarias Municipais. Além do abuso nas nomeações de pessoas sem concurso público para atuarem na Prefeitura – prática que vem sendo combatida pela MATRA há mais de dez anos – o que chama a atenção é que o namorado de uma das filhas do Prefeito, Daniel Alonso, foi um dos nomeados.

O artista plástico Jonathan Lopes Sprada, de 23 anos, foi nomeado como ASSESSOR DO GABINETE DO PREFEITO, com salário de R$ 3.649,92. A publicação foi feita no Diário Oficial de Marília na última quarta-feira (20).

A nomeação dele para cargo na Prefeitura já tinha sido questionada no primeiro ano do governo Alonso. É que essa é a terceira vez que o jovem é nomeado para ocupar um cargo comissionado. A primeira foi em fevereiro de 2017. O primeiro cargo, aos 19 anos, foi como Coordenador de Planejamento Urbano.

Em abril de 2018, após denúncia da MATRA e ação que julgou irregular o preenchimento de vários cargos na administração, ele foi nomeado “Assessor de Planejamento Urbano”. Na prática, mudança apenas de nomenclatura, como a MATRA vem apontando há anos, mas sempre que ajustiça reconhece a irregularidade, uma nova lei é proposta e aprovada pelos vereadores, assim, o abuso nas nomeações continua (mudando apenas alguns nomes e atribuições de cargos). Quem paga a conta é o povo, claro!

Ainda usando o exemplo do jovem Jonathan, conforme reportagem do Marília Notícia, o rapaz depois deixou a Secretaria de Planejamento e foi nomeado Assessor de Gabinete na Secretaria da Cultura, onde permaneceu até o final do passado, quando foi exonerado.

A nova nomeação dele foi publicada um dia após uma série de nomeações, a maioria de pessoas que já faziam parte do núcleo político de confiança do prefeito Daniel Alonso.

De acordo com uma reportagem do Marília Notícia, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura foi questionada sobre o caso, mas informou que a administração não vai se manifestar. Fontes ligadas ao prefeito disseram ao site de notícias que a escolha não é ilegal, uma vez que Jonathan não é casado com a filha de Alonso.

A MATRA lembra que não é contra pessoas, mas a favor de princípios. Não se trata da nomeação desta ou daquela pessoa, mas da inconstitucionalidade na criação de diversos cargos comissionados tanto na Prefeitura, como no DAEM, na CODEMAR e na EMDURB. Prática que, repetimos, vem sendo combatida com ações na Justiça.

*Com informações do Marília Notícia.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos