Cerca de oito mil assinaturas já foram coletadas em Marília, nos dois primeiros dias da campanha para aprovação no Congresso Nacional do projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa”. A mobilização prossegue nesta terça-feira, na Unimar (Universidade de Marília), em frente ao Diretório Acadêmico (DCE), das 8h00 às 21h30. Na quarta e na sexta a mobilzação volta a ser feita no centro da cidade (praça na rua 9 de Julho, em frente a Galeria Atenas). Já na quinta-feira a coleta de assinatura será realizada novamente na Unimar (DCE). A campanha em Marília é organizada pelo COMSUL, Grêmio Recreativo "Guerreiros do Tigrão" e mais 15 entidades, entre elas a MATRA – Marilia Transparente, além do Procurador da República, Jéferson Aparecido Dias.
O projeto "Ficha Limpa veta a candidatura dos políticos com condenação em primeiro grau na Justiça. Em Marília a campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do voto consciente. As assinaturas coletadas esta semana na cidade serão entregues à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e farão parte do projeto de iniciativa popular em tramitação no Congresso. Com a nova legislação, a sociedade espera que políticos corruptos– e condenados pela justiça em primeira instância — sejam eliminados da vida pública. Em todo o Brasil já foram coletadas mais de um milhão e meio de assinaturas.
Assinatura eletrônica
A ONG Avaaz lançou mais uma iniciativa de apóio ao PLP 518/09 da Ficha Lima. Depois de 1,6 milhão de assinaturas coletadas por todo o Brasil, por meio de formulários da campanha, chegou a vez daqueles que querem se manifestar na web. O link para assinaturas é http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?cl=492878774&v=5509.
Na foto, o presidente da MATRA, Osvaldo Martins de Oliveira (esq.) observa eleitor assinando o projeto "Ficha Limpa". Entidade está dando total apoio ao movimento em Marília.
Apenas nas três primeiras horas da nova coleta, a Avaaz arrecadou cerca de 5 mil assinaturas. Além dessa ferramenta disponível, a Avaaz também incentiva internautas a escreverem para os parlamentares pedindo a imediata aprovação do PLP da Ficha Limpa. Em dois momentos da campanha, o site soltou milhares de mensagens divulgando o projeto e cobrando sua tramitação.





