Ficha Limpa: coletadas mais de 8 mil assinaturas em Marília. Campanha prossegue nesta terça
Cerca de oito mil assinaturas já foram coletadas em Marília, nos dois primeiros dias da campanha para aprovação no Congresso Nacional do projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa”. A mobilização prossegue nesta terça-feira, na Unimar (Universidade de Marília), em frente ao Diretório Acadêmico (DCE), das 8h00 às 21h30. Na quarta e na sexta a mobilzação volta a ser feita no centro da cidade (praça na rua 9 de Julho, em frente a Galeria Atenas). Já na quinta-feira a coleta de assinatura será realizada novamente na Unimar (DCE). A campanha em Marília é organizada pelo COMSUL, Grêmio Recreativo "Guerreiros do Tigrão" e mais 15 entidades, entre elas a MATRA – Marilia Transparente, além do Procurador da República, Jéferson Aparecido Dias.
O projeto "Ficha Limpa veta a candidatura dos políticos com condenação em primeiro grau na Justiça. Em Marília a campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do voto consciente. As assinaturas coletadas esta semana na cidade serão entregues à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e farão parte do projeto de iniciativa popular em tramitação no Congresso. Com a nova legislação, a sociedade espera que políticos corruptos– e condenados pela justiça em primeira instância — sejam eliminados da vida pública. Em todo o Brasil já foram coletadas mais de um milhão e meio de assinaturas.
Assinatura eletrônica
A ONG Avaaz lançou mais uma iniciativa de apóio ao PLP 518/09 da Ficha Lima. Depois de 1,6 milhão de assinaturas coletadas por todo o Brasil, por meio de formulários da campanha, chegou a vez daqueles que querem se manifestar na web. O link para assinaturas é http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?cl=492878774&v=5509.
Na foto, o presidente da MATRA, Osvaldo Martins de Oliveira (esq.) observa eleitor assinando o projeto "Ficha Limpa". Entidade está dando total apoio ao movimento em Marília.
Apenas nas três primeiras horas da nova coleta, a Avaaz arrecadou cerca de 5 mil assinaturas. Além dessa ferramenta disponível, a Avaaz também incentiva internautas a escreverem para os parlamentares pedindo a imediata aprovação do PLP da Ficha Limpa. Em dois momentos da campanha, o site soltou milhares de mensagens divulgando o projeto e cobrando sua tramitação.