Notícias

Busca

MATRA

Gol e TAM ficam com mais slots de Congonhas após redistribuição

08 de março de 2010 - 00:00

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuiu nesta segunda-feira (08) 202 direitos de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas em São Paulo, ou 57 por cento do total de 355 slots oferecidos. A companhia aérea Gol foi a que ficou com maior quantidade de slots, 56 ao todo. A TAM, líder de mercado, levou 54 slots, enquanto a OceanAir escolheu outros 38 slots. As três empresas já operam em Congonhas e, por isso, tiveram prioridade no processo de escolha.

Entre as que não atuam no aeroporto paulista, a NHT Linhas Aéreas foi a única a conseguir horários para pousos e decolagens em dias úteis. Dos 28 slots obtidos pela NHT, metade refere-se a pousos e decolagens diários, de segunda-feira a domingo. Os demais são apenas para os finais de semana.

A NHT atua no mercado aéreo regional desde agosto de 2006 e opera atualmente na região Sul. A empresa tem uma frota de seis aviões para 19 passageiros e 2 tripulantes. Além disso, a WebJet ficou com 18 slots e a Azul com oito.

A distribuição dos slots pela Anac estava prevista para acontecer no começo de fevereiro, mas foi adiada algumas vezes devido ao esforço na Justiça da Pantanal, empresa aérea comprada pela TAM, para manter 61 slots que a agência reguladora pretendia redistribuir.

Na semana passada, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade autorizar a Anac a distribuir os horários de pousos e decolagens da Pantanal em Congonhas, perdidos devido a um número de cancelamentos de voos acima do permitido pelas regras.

Fonte: O Estado de SP

Comentários

Mais vistos