Governador de São Paulo nomeia condenado por improbidade administrativa para chefiar FDE
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou para chefiar a FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação), órgão ligado à Secretaria de Educação, José Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté, condenado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) por improbidade administrativa. A nomeação, feita por decreto, foi publicada no "Diário Oficial" do Estado, na sexta-feira.
A condenação por improbidade refere-se a nomeações em cascata, sem concurso público, para ocupar cargos na administração de Taubaté. Atualmente, Ortiz aguarda decisão final do STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com a decisão do STJ, Ortiz não pode concorrer a cargos públicos por cinco anos, foi multado em 20 vezes o valor do seu salário à época, algo em torno de R$ 210 mil, teve de deixar o cargo de Secretario de Urbanismo de Caraguatatuba.
Na FDE, ele controlará um orçamento de R$ 2,5 bilhões, licitações previstas para reforma de escolas na rede estadual e compra de produtos e equipamentos para alunos e professores.
Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo, Ortiz nega ter cometido crime de improbidade administrativa e afirma que a condenação se refere a contratações de médicos e enfermeiros para trabalhar em um pronto socorro no município.
(V.M.)