Notícias

Busca

MATRA

HC restringe atendimento nesta sexta; falta estrutura para atender nas cidades

24 de abril de 2015 - 10:12

O Hospital de Clínicas de Marília implanta a partir das 7h desta sexta-feira (24) o novo modelo de atendimento que vai restringir o volume de consultas, internações e procedimentos para os casos da chamada baixa complexidade.

Estes pacientes precisam ser absorvidos pelas unidades municipais das 62 cidades atendidas pelo hospital e devem trombar com falta de estrutura, de pessoal, de remédios e equipamentos em todas as cidades, incluindo Marília.

A Prefeitura de Marília pediu – e ainda não conseguiu – adiamento da medida.

A medida é forma de conter gastos no hospital e também de ajustar o sistema de saúde e tirar dos hospitais os casos considerados simples, como febres comuns, casos de inalação, atendimento rápido para injeções e outros que não envolvem emergência.

Segundo o Hospital, o complexo atende hoje 30% mais do que deveria, com geração de custos que nem sempre são totalmente cobertos e sobrecarga dos serviços e espaço. O HC espera tornar mais ágil e confortável atendimento aos casos de média e alta complexidade.

Para conseguir atendimento no hospital o paciente deverá ser encaminhado por sérvios referenciados. Ou seja, levado por ambulâncias do Samu e Resgate ou encaminhados pelas secretarias municipais de saúde após atendimento na rede básica.

Pacientes que chegam direto ao hospital levados por familiares e amigos ou mesmo em micro-ônibus e vans de outras cidades sem encaminhamento correto não serão mais atendidos. A medida já vem sendo adotada de forma gradativa no hospital Materno Infantil há alguns meses. Na sexta-feira passada tornou-se definitiva naquele hospital e nesta sexta entra em vigor no HC.

Uma das situações mais graves deve ser do atendimento na madrugada, especialmente casos de pediatria. Após 1h, qualquer paciente que não seja emergência ou urgência terá de ser atendido no PA do Santa Antonieta, que deve receber grande público.

Fonte: Giro Marília

Comentários

Mais vistos