Notícias

Busca

MATRA

Horário de votação e segurança da urna são os novos temas da campanha do TSE

11 de setembro de 2012 - 08:25
Foto ilustrativa da campanha Voto Limpo
 

Começam a ser divulgados nesta terça-feira (11), os vídeos e spots de rádio que compõem a terceira fase da propaganda institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aborda a segurança da urna eletrônica e o horário de votação (8h às 17h). A campanha está sendo veiculada em emissoras de rádios e TV de todo o País.

A urna eletrônica é um microcomputador de pequena dimensão para uso específico nas eleições. A máquina é resistente, leve, com autonomia de energia e recursos de segurança. A urna tem dois terminais: o do mesário (no qual o eleitor é identificado e autorizado a votar) e o do eleitor, onde é registrado numericamente o voto. 

Em razão do embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não é possível saber em quais candidatos o eleitor votou. Com isso, a Justiça Eleitoral põe em prática o dispositivo da Constituição Federal que determina o sigilo do voto. A terceira fase da campanha enfatiza a evolução no processo eleitoral brasileiro após a adoção da urna eletrônica.

Quanto ao horário de votação, a propaganda do TSE esclarece que o eleitor deve votar entre 8h e 17h (horário local), mas é bom chegar cedo para evitar filas. Chegando até as 17h, todos têm o direito de votar. É feito ainda um esclarecimento sobre o voto facultativo para eleitores que têm entre 16 e 18 anos, mais de 70 anos e os analfabetos, mas a campanha os incentiva a participar do processo eleitoral.

Os vídeos e spots da terceira fase da campanha institucional do Tribunal Superior Eleitoral podem ser baixados no site do TSE na opção “Voto Limpo” . Também estão disponíveis os arquivos referentes à primeira e à segunda fase da campanha.

Fonte: TSE

Comentários

Mais vistos