Notícias

Busca

MATRA

IBGE: Censo deve visitar 61 mil residências em Marília

03 de agosto de 2010 - 00:00

Começou ontem (2) e vai até a primeira quinzena de outubro, o Censo Demográfico e Domiciliar 2010. Durante esse período 219 recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irão visitar cerca de 61 mil residências nas áreas urbana e rural de Marília. O último levantamento foi realizado em 2000.
A exemplo do que aconteceu em 2006, quando foi realizado mo Censo Agropecuário e Populacional, a pesquisa global iniciada agora, também será feita com a utilização de computadores mão, o que irá agilizar o serviço e permitir a transmissão em tempo real das informações para o IBGE.
Conforme explicou o coordenador de área do IBGE em Marília, Antonio Inácio da Silva Neto, o município irá contar com três pólos de recebimentos de informações. Respeitando os critérios adotados pelo órgão a cidade foi dividida em 330 setores.
Um único morador poderá fornecer as informações por todos os moradores dos domicílios em questionários que terão de 37 a 108 quesitos. O Censo investiga temas para domicílios como iluminação, abastecimento de água, saneamento, existência de computador com acesso à Internet entre outros e para moradores como: escolaridade, trabalho e rendimento, idade, cor (raça), deficiência entre outros temas. Este ano a pesquisa inseriu ainda questões sobre o gênero sexual do cônjuge, se há emigrantes na família e a o grau de alfabetização.
De acordo Neto, existem dois tipos de questionários que deverão ser respondidos: o básico e o de amostra. Todas as perguntas do questionário básico também estão contidas no questionário de amostra, o que permite que os registros dos dois tipos de questionários formem o conjunto geral, ou seja, informações básicas para a totalidade da população recenseada.
Caso o morador não queira responder ao Censo pessoalmente, poderá optar por fazê-lo pela Internet dentro do prazo de 10 dias. Neste caso, o recenseador entrega um envelope com as instruções e o código de acesso. Se o questionário não for respondido, os recenseadores deverão voltar ao endereço e o morador será obrigado a prestar as informações pessoalmente.
Todos os recenseadores são identificados pelo uso de um colete especial, no qual estará fixado um documento de identificação e o logotipo do Censo, além de um boné e o material eletrônico de mão para a realização do questionário.
O trabalho dos recenseadores poderá se estender pelo horário noturno e finais de semana, dependendo dos domicílios a serem visitados. Os primeiros resultados da contagem populacional serão apresentados pelo instituto ao Tribunal de Contas da União (TCU) já no final de novembro, para definição das fatias de destino do Fundo de Participação dos Municípios. Em dezembro, novos dados serão apresentados à imprensa. As divulgações dos dados da pesquisa deverão prosseguir até 2012.
O Censo anterior foi realizado em 2000 e contabilizou uma população de 169,8 milhões de habitantes. O IBGE considera que o primeiro Censo Demográfico do Brasil foi realizado em 1872, época em que o país era uma monarquia governada pelo imperador D.Pedro II. Além de perguntas sobre sexro, idade, escolaridade e estado civil, religião e deficiência física, o questionário incluía a pergunta se a pessoa era livre ou escrava. Já, o primeiro Censo a ser realizado pelo IBGE foi realizado em 1940. Desde 1872 foram realizados 11 censos no Brasil.

 

 

Fonte: Jornal da Manhã/IBGE

Censo revelará realidade de cada município

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Transformações que influenciaram a inclusão de novas perguntas neste ano. Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

Censo poderá ser acompanhado em site, redes de relacionamento e pelas comissões de geografia e estatística

O site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br) terá informações atualizadas sobre a pesquisa. Além disso, será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook, além de assistir a vídeos no Youtube. O andamento da coleta de dados e os resultados parciais do número de habitantes de cada município também serão acompanhados pelas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que unem o IBGE a representantes de governos locais, da iniciativa privada e da sociedade em geral e representam a garantia de transparência do trabalho feito pelo instituto.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

Comentários

Mais vistos