Notícias

Busca

MATRA

IDH: Brasil avança e ocupa 73ª posição no ranking da Pnud

05 de novembro de 2010 - 00:00

De acordo com dados divulgados ontem pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil ocupa a 73ª posição no ranking do IDH 2010 (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma lista que traz 169 países.

O Brasil alcançou índice 0,699. Noruega, a primeira colocada, 0,938. O pior indicador foi do Zimbábue: 0,140.

Com quatro pontos a mais do que em 2009, o Brasil foi o país que mais avançou no ranking. De todos os países analisados, 116 mantiveram a posição apresentada ano passado e 27 tiveram desempenho pior. Além do Brasil, somente outros 25 conseguiram melhorar a classificação, de acordo com o relatório.
A Pnud alerta que essa comparação com os resultados de 2009 deve ser vista com ponderação, isso porque neste ano o relatório traz o "novo IDH", calculado a partir de metodologia e dados diferentes. O índice é composto por três dimensões: educação, saúde e renda. Na saúde, a variável usada para a definição do IDH ainda é a expectativa de vida, mas houve mudanças nos dados relativos à educação e à renda.

Antes, no quesito educação, levava-se em conta a alfabetização e as matrículas no primário, ensino médio e superior. Agora o IDH é calculado com base no número médio de anos de educação recebidos por pessoas com 25 anos ou mais e nos no número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar na escola pode esperar receber.

Na dimensão renda, o novo IDH passou a utilizar a RNB (Renda Nacional Bruta) per capita, em vez do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, incluindo fatores como remessas do exterior e ajuda internacional.

No Brasil, foram registrados 7,2 anos médios de estudo e 13,8 anos esperados de escolaridade. Já a expectativa de vida ficou em 72,9 anos e o RNB per capita, em US$ 10.607.
 

 

 

Comentários

Mais vistos