Notícias

Busca

MATRA

Igreja Católica lança 1ª Marcha da Cidadania contra a corrupção

11 de junho de 2013 - 07:28

A Igreja Católica lança hoje (11), às 20h, no CDP (Centro Diocesano de Pastoral) – rua José Bonifácio, 380 (Centro) – a 1ª Marcha da Cidadania. Entre os focos do movimento está o combate à corrupção em defesa da vida. Lideranças políticas, comunitárias, sindicais e religiosas estão convidadas.

“Não somos oposição à atual administração da cidade. Somos sim resistentes a um estado de total abandono dos serviços públicos prestados à população e à sua maneira truculenta de administrar. De uma forma legal exerceremos nosso dever de cidadãos não aprovando esta forma de administrar e que há seis meses patina e até agora não mostrou à população efetivamente a que veio”, salientou o membro do Grupo de Fé e Política da Diocese de Marília, Comissão de Justiça e Paz e do Conselho Diocesano de Leigos, Marcelo Alves.

Com o apoio do padre Edson Lima de Oliveira e do coordenador da Comissão de Justiça e Paz, a 1ª Marcha da Cidadania deverá agendar atividades em protesto aos acontecimentos na política de Marília.

“Não se pode mais ficar jogando a culpa nos governos anteriores. Somos contra a tortura e qualquer tipo de violência aos moradores de rua ou quaisquer outros grupos”, salientou Marcelo Alves, ao comentar sobre as denúncias de torturas que teriam sido sofridas por andarilhos.

Entre as frentes do movimento estão: a garantia do abastecimento de água à população, a transparência na administração pública, o fim dos cargos comissionados, a valorização dos servidores públicos municipais de carreira, a implantação de coleta seletiva de lixo, o recapeamento de ruas e avenidas da cidade, o transporte público coletivo urbano eficiente , o início do orçamento participativo, a exigência do cumprimento de promessas de campanha, a reivindicação de serviços públicos de qualidade, a contrariedade às cobranças abusivas nos valores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) após a aprovação da PGV (Planta Genérica de Valores).

O manifesto traz a seguinte mensagem: “A todas as pessoas indignadas, insatisfeitas, ou cansadas do estado de total que chegou a nossa cidade e principalmente as pessoas que nela habitam, além da maneira de como nossa cidade e seus problemas são administrados. Resolvemos mudar de posição, sair do discurso e partir para ação libertadora e transformadora da nossa realidade. Estamos organizando a 1ª Marcha da Cidadania, onde defenderemos e exigiremos soluções reais e efetivas para nossos problemas e da cidade de maneira geral. Estaremos mobilizados e em luta”.

Sabatinas

Durante o período eleitoral, a Igreja Católica realizou sabatinas com os então candidatos a prefeito. As promessas de campanha foram todas registradas e acompanhadas pelo bispo diocesano Dom Osvaldo Giuntini. Agora, este movimento deverá cobrar ações e a participação da população no governo. “As pessoas podem apontar as principais necessidades da cidade”.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos