Notícias

Busca

MATRA
DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO

Imprensa destaca atuação da MATRA que resultou em investigação do MP sobre o abandono do Parque do Povo

12 de agosto de 2022 - 09:55

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) determinou a abertura de um inquérito civil para apurar o estado de abandono do Parque do Povo, localizado na Avenida Men de Sá, bairro Nova Marília, na Zona Sul.

A determinação partiu do promotor Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro, na última terça-feira (9), e veio após representação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Marília Transparente (MATRA).

Ontem (11) uma equipe do site temmais.com, site que destacou a atuação da MATRA neste caso, esteve no local e constatou lixo, mato alto, sinais de vandalismo, entre outros problemas estruturais no espaço público inaugurado em 2019.

A reportagem trouxe ainda um trecho de um texto divulgado pela Prefeitura na época da inauguração: “O Parque do Povo fica localizado dentro do Conjunto Desportivo Dorival Guindas ‘Dô’ na Avenida Men de Sá na Zona Sul de Marília. Com 20.000 metros quadrados, o Parque está instalado em um terreno de 120.000 metros quadrados, com portaria que conta com banheiros masculino e feminino e estacionamento para 52 vagas”, disse o município na época.

Atualmente, no entanto, os banheiros estão totalmente inutilizados, e dispositivos de lazer também estão prejudicados.

A reportagem cita ainda trechos da representação encaminhada pela MATRA ao Ministério Público que deu origem à investigação: “Portaria e banheiros usados para uso de drogas, pista de cooper sem escoamento que vira erosão, playground coberto com mato e equipamentos de lazer depredados, além de queimadas, lixo, postes de iluminação sem luminárias e a retirada do portão de entrada”, elencou a entidade ao apontar que o local foi deteriorado em apenas três anos desde a inauguração.

Tal situação, conforme representação, revela “falta de conservação e manutenção daquele local público, consubstanciando forte prejuízo material e social ao patrimônio público e social da cidade, a ponto de inviabilizar sua utilização para o fim a que se destina: lazer, esportes e atividades culturais”.

A abertura do inquérito civil pelo MP também foi notícia na TV TEM ontem, como pode ser conferido no link abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/10840121/

Outro lado

Questionada, a prefeitura informou que ainda não foi notificada pelo Ministério Público, mas antecipou que o Parque do Povo foi capinado recentemente e três portões foram instalados, mas acabaram furtados.

“A prefeitura está fazendo um levantamento do que precisa ser feito, para fazer a licitação novamente”, disse a administração municipal.

Saiba mais sobre a atuação da MATRA neste caso no link abaixo:

SINÔNIMO DE ABANDONO E DE INSEGURANÇA, SITUAÇÃO DA ÁREA PÚBLICA “DE LAZER” É REPRESENTADA PELA MATRA AO MP

 

*Com informações do temmais.com e TV TEM.

**Imagens meramente ilustrativas.

Comentários

Mais vistos