Notícias

Busca

MATRA

Inflação de fevereiro foi a mais alta desde maio de 2008

05 de março de 2010 - 00:00

 A alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, comparada a janeiro foi de apenas de 0,03 ponto percentual, mas o índice oficial do país no período (0,78%) foi o maior registrado desde maio de 2008, informou hoje (5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE). A forte alta nos gastos com a educação (4,53%), sobretudo devido ao reajuste das mensalidades escolares foi responsável por 41% do índice de fevereiro.

A coordenadora da pesquisa, Eulina Nunes dos Santos, lembrou que, embora o reajuste do item ocorra sempre no início do ano, em fevereiro também houve alta nas tarifas dos ônibus urbanos e nos preços dos alimentos, combinação que tornou a inflação a maior dos últimos 21 meses.

“A sazonalidade de reajustes das escolas se aliou à pressão das tarifas dos ônibus em regiões importantes, como Rio de Janeiro e São Paulo, e dos alimentos, todos com peso grande [na formação do índice], contribuindo para essa alta”.

Segundo ela, o aumento dos gastos com educação pouco afetou as famílias com renda de até 6 salários mínimos. Eulina explicou que a maioria dessas famílias tem seus filhos em escolas públicas e sentiram menos a inflação em fevereiro, razão por que INPC, que mede a inflação para a camada de renda mais baixa da população, caiu de 0,88 para 0,70% de janeiro para fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Mais vistos