Iniciativa: Igreja Católica conscientiza fiéis sobre o voto consciente
A Igreja Católica, por meio do Conselho Diocesano de Leigos e a Comissão de Justiça e Paz de Marília, está fazendo uma campanha para alertar os eleitores e fiéis sobre o voto consciente. De acordo com o Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, ao final das missas durante o período eleitoral serão lidos alguns esclarecimentos sobre as eleições.
As considerações da Igreja afirmam que a ação política é uma das formas de se praticar amor ao próximo e cabe a cada cristão a prática consciente desta ação. Outro esclarecimento é que os cristãos devem ater a consciência de que o voto pode comprometer as condições de vida por quatro anos, por isso, ates da votação, é importante buscar informações sobre o candidato em que se deseja votar.
A igreja aconselha observar se o candidato tem compromisso com a transparência na aplicação e utilização dos recursos públicos, se tem ficha limpa, tem convicção nos princípios que norteiam sua vida, valoriza a família com exemplos de convivência e se tem compromisso de caminhar com a comunidade fora do mandato.
Um ponto importante enfocado nas considerações é que muitos candidatos a vereador sabem que não serão eleitos e participam do processo eleitoral por interesses particulares. Os votos ganhos são repassados a um outro candidato, que pode não ter compromisso com as lutas dos menos privilegiados.
A Matra parabeniza a iniciativa do Conselho Diocesano de leigos e a Comissão de Justiça e Paz de Marília de alertar os fiéis sobre a importância do voto consciente.