Notícias

Busca

MATRA

Instabilidade política impede Marília de obter verba estadual

22 de janeiro de 2012 - 13:11

AO CONTRÁRIO de municípios como Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente, Marília não está se articulando para implantar o Parque Tecnológico no município, que tem verba repassada integralmente pelo Governo do Estado.

Para isso falta apenas a destinação de uma área e projeto para desenvolver a ação governamental. Segundo o secretário de desenvolvimento Romildo Raineri Júnior, a “instabilidade política” vai impedir o município de viabilizar a implantação do projeto.

Romildo explicou que em meados do ano passado chegou a procurar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para iniciar os contatos para tentar viabilizar o Parque Tecnológico. Apesar disso, os entendimentos cessaram a partir da instabilidade política gerada com a prisão do ex-secretário da fazenda e ex-chefe de gabinete Nelson Virgilio Grancieri.

Na opinião do secretário mariliense em 2012, por causa do contexto político, vai ser muito difícil conseguir viabilizar esse projeto. Segundo ele, o afastamento de Grancieri “travou” inúmeros projetos, pois falta ao Executivo um articulador político com o perfil que tinha Nelsinho. “Ele foi afastado e não foi possível colocar outro com a mesma dinâmica em seu lugar. Aliás, até agora a prefeitura está esperando os desfechos jurídicos do caso para definir como ficam os cargos”, explicou.

Região

Enquanto isso, cidades de igual porte ou menores que Marília conseguem aprovar projetos e obter recursos junto ao Governo do Estado, para viabilizar o Parque Tecnológico. Exemplo disso é Botucatu, na região de Bauru, que no começo de janeiro recebeu a confirmação de repasse no valor de R$ 4 milhões para ampliação e conclusão das obras do prédio da administração, da portaria, de ruas e asfalto para a circulação interna, guias, sarjetas e passeios do Parque Tecnológico.

Outra cidade beneficiada com recursos é Ilha Solteira, na região de Araçatuba. Em março de 2010, ou seja há quase dois anos, a cidade teve o projeto do Parque Tecnológico credenciado junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

Presidente Prudente, distante cerca de 170 quilômetros de Marília, está concluindo o projeto e deve receber cerca de R$ 10 milhões de investimentos para garantir o desenvolvimento do projeto. A previsão é de que o prefeito Milton Carlos de Mello receba a documentação até o mês que vem.

Fonte: Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos