Notícias

Busca

MATRA

Instituto Ethos lança projeto Jogos Limpos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016

14 de dezembro de 2010 - 00:00

O Instituto Ethos lançou na última sexta-feira o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, que visa buscar maior transparência e integridade nas obras de infraestrutura da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

A iniciativa abrangerá as doze cidades-sede da Copa, incluindo o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada de 2016.

Essa ação tem apoio da Siemens Integrity Initiative, um projeto mundial do Grupo Siemens, resultante de acordo com o Banco Mundial, que visa combater a corrupção, aumentar o nível de transparência e de controle social dos gastos públicos, bem como o nível de integridade nas relações entre os governos e o setor privado por meio de ações coletivas, monitoramento, controle social, educação e treinamento.

O projeto Jogos Limpos prevê uma ação específica voltada para as eleições municipais de 2012, articulando, nas cidades-sedes da Copa, compromissos de todos os candidatos com a prestação de contas, a transparência e o controle social sobre os orçamentos e os gastos dos municípios.

Para promover o exercício do controle social dos cidadãos e das ONGs sobre os gastos públicos e a conduta das empresas, serão desenvolvidas ferramentas específicas, como uma página na internet, a publicação “Jogo Limpo x Jogo Sujo”, o guia “Como Ler Contratos”, um canal de denúncias e os indicadores de transparência.

Ainda está prevista a realização de seminários sobre integridade e transparência e a mobilização em prol da aprovação dos projetos de lei “Acesso à Informação”, “Responsabilização de Pessoas Jurídicas por Atos de Corrupção” e “Regulamentação do Lobby”.

A gestão do projeto Jogos Limpos será feita por um comitê nacional e por cinco comitês regionais, responsáveis pelas 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 e pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Várias parcerias serão estabelecidas ao longo da execução do projeto. Entre as organizações já envolvidas estão as empresas e entidades signatárias do Pacto pela Integridade e Combate a Corrupção, as organizações da Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, o Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e os vários sindicatos ligados a ele.

O projeto Jogos Limpos tem apoio do Pacto Global das Nações Unidas, no âmbito de uma iniciativa desenvolvida pelo órgão para estabelecer uma plataforma de ações coletivas de alto impacto no combate à corrupção na África do Sul, Brasil, Egito, Índia e Nigéria.

Comentários

Mais vistos