Notícias

Busca

MATRA

Investimento em educação pública no Brasil chega a 5% do PIB

05 de novembro de 2010 - 00:00

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o investimento público em educação no Brasil chegou a 5% do PIB (Produto Interno Bruto) e, com isso, alcançou a meta proposta para este ano. Esse valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do país. Os dados são referentes ao ano de 2009. O padrão de investimento dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é em torno de 6% do PIB.

Na série histórica, o ano no qual ocorreu o maior salto no investimento público em educação relativo ao PIB foi 2006, quando passou de 3,9% no ano anterior para 4,3%. Nos anos seguintes, o percentual subiu para 4,5%, 4,7%, até chegar ao patamar dos 5% em 2009.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que todo o aumento do investimento na área, em relação aos anos anteriores, se deu na educação básica. Este ano, o investimento nessa etapa chegou a 4,3% do PIB. Além disso, Haddad informou que a distância entre o investimento por aluno na educação básica e na educação superior diminuiu, passando de 11 vezes em 2000 para 5,1 vezes ano passado.

Comentários

Mais vistos