Notícias

Busca

MATRA

IPTU: nova propaganda diz que o imposto “chega com mais obras”

11 de fevereiro de 2014 - 11:59

Na semana passada a Matra noticiou que a Prefeitura divulgou propaganda sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) afirmando: “Em Marília o IPTU 2014 chega mais barato”. No informe há um destaque para as palavras “IPTU” e “barato”. Depois segue o seguinte texto: “Com Justiça Fiscal e seriedade administrativa, o contribuinte paga menos e a prefeitura faz mais. A administração do município de Marília encontrou maneira de tornar o IPTU mais justo e mais leve para todos os proprietários ou responsáveis por imóveis. O reajuste de 2014 ficou em 4,88% quando a inflação do período foi de 5,91%. Outra medida alcança 16.000 imóveis. Para esses, a alíquota foi reduzida de 1,92% para 1,63%. Considerando esses dois fatores, o IPTU 2014 passou a pesar menos no orçamento familiar ou empresarial. É o governo de Marília aplicando a justiça fiscal”.

Sobre o informe da semana passada, a Matra afirmou que realmente houve diminuição do valor cobrado pelo tributo na maior parte dos casos, porém a Prefeitura esquece-se de mencionar na propaganda que houve aumento do valor venal dos condomínios verticais e horizontais, o que acarretou em um valor mais elevado do IPTU neste ano. Somente no Núcleo Helena Bernardes, por exemplo, o IPTU ficou 366% mais caro.

Agora, a Administração está veiculando que o IPTU deve “chegar com mais obras” e cita apenas os valores do reajuste inflacionário e da alíquota aplicada para o cálculo do imposto. Por isso novamente, a Matra critica os métodos para a determinação dos valores cobrados pelo tributo, pois se há “justiça fiscal”, então deve-se dar transparências dos critérios adotados.

Comentários

Mais vistos