Notícias

Busca

MATRA

Jornalista ativista da luta anticorrupção ameaçado de morte em Ribeirão Bonito/SP

22 de dezembro de 2011 - 11:31

Mais um ativista da luta anticorrupção no Brasil pode estar correndo risco de vida.

O jornalista Sérgio Ronco é conselheiro de uma das mais importantes organizações não-governamentais de combate à corrupção do país, a Amarribo Brasil, com sede em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo. Ontem (22), por volta das 18 horas, ele recebeu ligação telefônica de uma pessoa alertando-o de que teria ouvido um político local dizendo que iria acabar com a sua vida.

Segundo o informante, o político repetiu a frase ameaçadora várias vezes, sem se inibir com a presença de outras pessoas que estavam próximas e também o ouviram prometer que acabaria com a vida do jornalista. Ronco entrou em contato com as autoridades policiais da cidade de São Carlos, repassou as informações e recebeu orientações de como proceder neste caso.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo também foi comunicada da ameaça. A notícia da ameaça repercutiu na mídia. A Band FM divulgou o fato com destaque. A Amarribo Brasil repudiou a ameaça ao jornalista membro de seu conselho de administração. Segundo a entidade, “mais uma vez, quando entidades e cidadãos tentam fazer com que as leis do país sejam cumpridas e que o patrimônio público não seja lesado, os autores do malfeito reagem com ameaças”.

Para a entidade que se tornou símbolo da luta anticorrupção no país e que hoje lidera uma rede formada por mais de 200 ONGs espalhadas pela maioria dos Estados brasileiros, “esses amigos do alheio, sequiosos de se apropriar daquilo que não é seu para usufruto próprio, quando são questionados pelos seus atos, respondem com ameaças. Isso porque não dispõe de argumentos.

Eles enganaram a população algumas vezes, mas o povo não é burro, ele não pode ser enganado o tempo todo”. De acordo com a Amarribo, “a mascara de alguns criminosos travestidos de políticos começa a cair. A população vai conhecendo quem são aqueles que compram votos para assumir posições públicas, para uma vez lá, roubar o povo e se aproveitar das posições que ocupam”. A entidade salientou a militância do jornalista Sérgio Ronco na luta anticorrupção.

“O cidadão Sergio Ronco, que recebeu as ameaças no dia de hoje não é nascido em Ribeirão Bonito. Ele escolheu Ribeirão Bonito como sua cidade, aqui se estabeleceu, trabalhou e cresceu”. Sérgio Ronco foi um dos fundadores da Amarribo, lutou juntamente com outras pessoas do bem para livrar a cidade de personalidades corruptas. Colocou a cidade na mídia através do Jornal Agosto, da Radio BJ, e do Blog do Ronco, recém-eleito novamente o primeiro em sua categoria.

Ele participou ou organizou centenas de entrevistas de membros da Amarribo e também personagens da cidade na grande mídia do país. Ribeirão Bonito se tornou conhecida no Brasil em grande parte ao trabalho do Ronco.

A Amarribo acredita que a ameaça derive da divulgação do “escandaloso aumento de 112% na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito”. Segundo a entidade, “mais uma vez o momento exige que os cidadãos de bem tenham a ousadia dos canalhas” e assegurou que “não vamos nos intimidar diante das ameaças”.

Fábio Oliva

Jornalista Investigativo Editor da Folha do Norte Filiado à Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo Líder Avina Membro fundador da Asajan – Associação dos Amigos de Januária Membro do Conselho de Administração da Amarribo Brasil Formando em Direito – OAB/MG 30147-

Blog: http://blogdofabiooliva.blogspot.com/

 

Comentários

Mais vistos