Notícias

Busca

MATRA

Juros do cheque especial variam de 6,7% a 12,3%, diz Procon

12 de abril de 2010 - 00:00

A taxa média de juros cobrada no cheque especial se manteve em 8,79% ao mês desde o início do ano, segundo pesquisa divulgada pelo Procon-SP nesta segunda-feira. No entanto, a entidade apurou que as taxas podem variar de 6,75% até 12,30% em levantamento realizado com dez bancos brasileiros.

A menor taxa da pesquisa foi encontrada na Caixa Econômica Federal e a maior no Banco Safra. Segundo o órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, as instituições financeiras aguardam a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para elevar as taxas.

"Com a tendência de elevação das taxas o consumidor deve ficar atento. A falta de planejamento, a impulsividade na hora de consumir e a facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas além de suas possibilidades. É bom lembrar que o juro real brasileiro continua sendo o maior do mundo", afirmou o Procon-SP em nota.

Para a modalidade de empréstimo pessoal, a taxa média cobrada pelos bancos pesquisados manteve-se em 5,17% ao mês. A taxa média de março foi de 5,171% e em abril de 5,168%, devido à queda da taxa do Bradesco, de 5,37% para 5,34%.

Participaram do levantamento Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. As taxas se referem a máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários

Mais vistos