Notícias

Busca

MATRA

Líderes descartam votar PEC que acaba com o voto secreto no Congresso

04 de julho de 2012 - 11:21

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e líderes partidários descartaram nesta terça-feira a votação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que institua o amplo voto aberto, ou seja, que acabe com o voto secreto no Congresso.

Maia reconheceu que há consenso apenas sobre a proposta de voto aberto para cassação de parlamentares. Na Câmara, tramitam propostas que instituem o voto aberto para eleição dos presidentes do Senado e da Câmara, indicados para tribunais de contas, entre outros.

"Já sugeri aos líderes do movimento que tragam nova proposta incluindo apenas esse tema [cassação]. Ela seria aprovada com rapidez no Senado e aqui e de forma unanime. Agora, a insistência é que provoca instabilidade entre os líderes. É bem mais difícil construir acordo com os partidos que não querem abertura total do voto", disse Maia.

Na reunião de lideres da Câmara, o PSOL pediu adesão para a votação do texto do voto aberto, mas só conseguiu apoio do DEM, PSDB e PSC (nem todos os líderes estavam presentes).

Hoje, estudantes de Brasília entregaram no Congresso um abaixo assinado com 36 mil assinaturas pedindo a votação da PEC do voto aberto.

A pressão pelo voto aberto ganhou força após o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (Sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar por suspeita de envolvimento com o esquema do empresário de jogos ilegais Carlos Cachoeira.

A análise do processo do senador está prevista para o dia 11 de julho. Os líderes do Senado ensaiaram colocar uma PEC do voto aberto para cassação em votação, mas depois seguraram o texto.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Mais vistos