Notícias

Busca

MATRA

Lei que determina substituição de sacolas plásticas por ecológicas entra em vigor

25 de julho de 2011 - 15:19


No sábado, entrou em vigor em Marília a lei que determina a substituição do uso de sacolas plásticas por ecológicas. O projeto é de autoria do vereador Eduardo Nascimento e foi aprovado no primeiro semestre deste ano. 

Antes da aprovação do projeto de lei na Câmara, o Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, foi à Casa de Leis defender a criação de uma legislação para reduzir o uso de sacolas plásticas em Marília e apresentar a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, que é realizada pelo Ministério Público federam com apoio da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 
Naquela ocasião, Dias informou que várias capitais já possuem leis aprovadas sobre o assunto, como São Paulo e Belo Horizonte. 
 
Dias explicou, ainda, que para eliminar de fato o uso das sacolas plásticas é preciso buscar alternativas para que a população não seja surpreendida com a mudança. “Temos que mudar o costume, incentivar essa prática social. O fim do uso das sacolinhas não é um passo para frente, e sim um para trás, pois vamos voltar às práticas de nossos pais, que iam às comprar com sacolas de feira”, explica o procurador.
 
Além disso, Dias contou que há a expectativa de serem realizados acordos com os movimentos sociais da cidade para que eles produzam essas sacolas retornáveis que deverão ser usadas em Marília no futuro.

Comentários

Mais vistos