Notícias

Busca

MATRA

Lobão e Inpe não se entendem sobre apagão

13 de novembro de 2009 - 00:00

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta (13) que não é atribuição do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) falar sobre energia elétrica e o apagão da última terça-feira (10). A declaração foi uma resposta à declaração do pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do instituto.

"Não é atribuição do Inpe opinar sobre energia elétrica. Ele opina sobre fatos climáticos e nada mais", afirmou o ministro, de acordo com a Agência Estado, durante agenda no Maranhão. "O Inpe não discordou. Um pesquisador fez manifestações de natureza pessoal. O presidente do instituto divulgou uma nota dizendo que aquela não era a palavra do Inpe. O instituto está estudando o assunto para ter uma manifestação sobre fenômenos climáticos, não sobre questões energéticas", afirmou.

O especialista do Inpe afirmou na quarta-feira (11) que a probabilidade de descargas atmosféricas terem comprometido três linhas transmissoras "é zero, não há chance". Segundo o Inpe, embora houvesse uma tempestade passando sobre a região de Itaberá no momento do blecaute – por volta das 22h15 -, nenhuma descarga elétrica foi detectada próxima às linhas de transmissão. "Para desligar uma linha dessas você precisaria de uma descarga de, no mínimo, 80 mil ampères. E o raio teria de cair exatamente sobre a linha", disse ele à Agência Estado.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Mais vistos