Notícias

Busca

MATRA

Marília já tem 155.351 eleitores aptos para voto em outubro

08 de abril de 2010 - 00:00

O número de eleitores em Marília aptos a votar nas eleições de 3 de outubro já chega a 155.351, segundo dados da 70ª e 400ª Zonas Eleitorais. Expectativa é que número aumente ainda mais, já que o prazo para os cidadãos que não solicitaram o seu título de eleitor termina no dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais e pedir transferência do documento.

Número de votantes, até agora, é 3% maior que o das eleições para prefeito realizadas em 2008, que elegeu como chefe do Executivo mariliense Mário Bulgareli. Naquele ano Marília contabilizava 150.559 votantes. Total de eleitores aptos a votarem nas próximas eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais só será conhecido após o dia 5 de maio.

Segundo Josenira Silva Ferreira, da 70ª Zona Eleitoral, diariamente 100 pessoas solicitam o título de eleitor no cartório. “A procura por informações é grande e atende as nossas expectativas. Solicitamos que as pessoas não deixem para procurar o cartório nos últimos dias do prazo para que tumultos e filas sejam evitados”, adverte. Até ontem, estavam registrados na 70ª Zona, 73.371 eleitores.

Já na 400ª Zona Eleitoral, média de pessoas que procura por informações para alistamento eleitoral e solicitação de revisão de dados e transferência do título chega a 50. “É um número razoável, mas esperamos que aumente até 5 de maio”, ressalta Adriano Camargo de Barros, chefe do cartório. Segundo ele, estão registrados na 400ª Zona, 81.980 eleitores. “Esse dado é parcial, só teremos o exato após o encerramento da data limite para alistamento eleitoral”, ressalta.

Ele conta que de 1º de janeiro a 11 de março, 2.142 eleitores procuraram o cartório. Desse total, 812 solicitaram o título, 275 pediram a transferência do documento e 1.055 a revisão de dados eleitorais.

Pré-atendimento virtual

Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas. “Para finalizar o procedimento é preciso que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado”, adverte Barros.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar. Mais informações podem ser obtidas na avenida Brasil, 440, ou pelos telefones (14) 3454-7802 (400ª Zona) e 3413-3845 (70ª Zona).
 

Fonte: Jornal Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos