Notícias

Busca

MATRA

Marília tem 8,5 mil eleitores impedidos de votar este ano

07 de junho de 2010 - 00:00

Em Marília, 8.540 eleitores estão com o título cancelado por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições. O prazo para regularização do documento expirou em 05 de maio. Situação ainda pode ser contornada nos cartórios, mas o eleitor estará impedido de votar nas eleições de 3 de outubro.

Segundo a chefe de cartório, Josenira Silva Ferreira, embora muitos eleitores não saibam o título de eleitor é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania. Ter o documento cancelado impede, por exemplo, o cidadão de se inscrever em concurso público, obter empréstimos, retirar passaporte ou o CPF.

Marília tem 157.860 eleitores aptos a votar nas próximas eleições que serão realizadas em 3 de outubro deste ano, quando serão escolhidos o novo presidente da República, os governadores dos 26 Estados (e do Distrito Federal) e os representantes da população nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal.

A novidade este ano é a obrigatoriedade da apresentação de dois documentos na hora de votar, o título de eleitor e documento de identidade com foto ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista.

Estado de São Paulo vai eleger 70 membros para Câmara Federal e 94 para Assembleia Legislativa. No dia 10 de junho os diretórios vão escolher seus candidatos e até 05 de julho registrarão as candidaturas. Pela lei, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 6 de julho. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa em 17 de agosto.
 

Fonte: Diário de Marília

Comentários

Mais vistos