Notícias

Busca

MATRA

Marília terá orçamento de R$ 834 milhões em 2015

15 de dezembro de 2014 - 10:25

Repetindo planejamento de anos anteriores, peça orçamentária contém obras já anunciadas

Teatro

Reforma do Teatro Municipal está contido nos orçamentos de 2013, 2014 e 2015.

Orçamento significa previsão, portanto é o ato de estimar uma situação futura com base em uma realidade presente. No caso de Marília, o município terá um orçamento de R$ 834 milhões para o ano de 2015. Essa verba será utilizada para o custeio da manutenção da estrutura do município e realização de obras e serviços de interesse da população.

Dentro do orçamento municipal estão contidas todas as obras a serem realizadas em cada bairro, por exemplo, assim como todas as outras previsões. Por isso, é extremamente importante que a população, por meio de seus representantes de bairro e demais associações organizadas, adquira o costume de acompanhar o orçamento anual da Prefeitura, além de cobrar do Poder Executivo a realização efetiva das obras constantes no orçamento anual, principalmente aquelas que dizem respeito ao bairro em que moram.

 Mas por que fiscalizar? Porque na prática o orçamento de Marília parece uma peça de ficção. É só verificar os orçamentos anteriores e ver que muito do que constou nesses orçamentos não é realizado e, por isso, está contido novamente no orçamento do ano seguinte.

 Como exemplo citamos o caso do Teatro Municipal. O término das obras de reforma constou nos orçamentos de 2013, 2014 e agora está contido no de 2015, porém ainda não foi realizado. As reformas da EMEI/Creche Sementinha e EMEI Walt Disney constaram no orçamento de 2014 e agora estão no de 2015.

 Esses são apenas exemplos, mas observando os orçamentos dos últimos anos, verifica-se uma repetição das mesmas obras nos orçamentos que se seguem, tornando-se assim uma prática comum, que convenhamos, não é condizente com a boa prática de planejamento e gestão de um orçamento.

 A conclusão que se tira fazendo uma leitura da receita e da despesa informados no orçamento de 2015 é de que há dinheiro suficiente para a plena prestação de serviços de interesse da população e a realização, de igual modo, das obras previstas.

 Cabe a cada cidadão, na qualidade de contribuinte dos recursos previstos no orçamento, acompanhar e cobrar da Administração Pública a execução dos serviços prometidos e das obras planejadas.

Comentários

Mais vistos