Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

MAS, AFINAL, O QUE SIGNIFICA “VOTO CONSCIENTE”?

30 de junho de 2024 - 06:00

A cada dois anos o Brasil vive o mesmo clima de expectativa de mudanças no cenário político, com as eleições. Mas, infelizmente, a sensação de grande parte da população é que essa mudança tão esperada nunca acontece.

O melhor caminho para uma reviravolta nessa perspectiva nada otimista, é o chamado voto consciente, um forte instrumento de mudança política e social – o principal deles, diga-se de passagem.

O voto, quando bem utilizado, é capaz de transformar a gestão pública de um município, estado ou nação e, consequentemente, a vida de todos que estão ali inseridos. Por isso é tão importante lembrar, cidadão, que, no momento de digitar o voto na urna eletrônica, todas as pessoas realmente se tornam IGUAIS (mesmo que por alguns instantes), já que o voto do rico, do pobre, do homem, da mulher, etc., TODOS, sem exceção tem o mesmo valor: cada cidadão vale um voto. Quando a sociedade se der conta disso, de fato, a mudança estará à caminho. Por isso, não desperdice esse DIREITO conquistado com sacrifícios.

MAS O QUE É VOTAR CONSCIENTE?

Votar consciente é escolher candidatas e candidatos que estejam alinhados com o que você deseja para o futuro da cidade onde mora, estado ou país. Uma boa dica para isso é pesquisar o histórico e as propostas dos candidatos e candidatas. “O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso, devemos buscar conhecer as propostas deles e dos partidos, assim como o seu passado”, afirmou certa vez Renata Livia Arruda de Bessa Dias, analista judiciária do TSE e especialista em Direito Eleitoral, em uma publicação do TSE (Tribunal Superior eleitoral).

Vote em candidatos que você considera preparados para te representar no Poder Público. Pesquise se ele tem FICHA LIMPA, se não está envolvido em escândalos de corrupção e improbidade administrativa, quais são seus VALORES (no que ele acredita e o que defende nas diversas áreas), se tem compromisso com o interesse público e jamais vote em candidatos que prometam vantagens pessoais, como emprego, cesta básica, vale gás, combustível, etc.

CUIDADO COM AS FAKE NEWS

O combate à desinformação é um grande desafio para a sociedade moderna e uma das missões da Justiça Eleitoral que, desde 2020, criou a página “Fato ou Boato”, para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral. A página estimula a verificação das informações sobre o processo eleitoras e os candidatos, por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos, produzidos pelo TSE, pelos 27 TREs e por profissionais de agências independentes especializadas em checagem de fatos. Vale a pena conferir. O link estará disponível no site da MATRA.

Há quase 18 anos a MATRA atua em defesa da transparência, da eficiência na aplicação dos recursos públicos, no combate à corrupção e pelo fortalecimento das ações de cidadania. No nosso site você também encontra informações importantes sobre vários candidatos que estão sempre circulando no cenário político de Marília. Faça uma pesquisa, colocando o nome do candidato no campo de busca do site, para saber se ele já esteve envolvido em investigações de corrupção ou mau uso do dinheiro público. Faça o mesmo em outros sites confiáveis, como de veículos oficiais de comunicação e compare as informações obtidas por diferentes órgãos.

A MATRA não faz política partidária. O objetivo desta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público é provocar a reflexão dos eleitores, apresentar informações importantes e ajudá-los a fazer a melhor escolha – de acordo com as preferências de cada um. Lembramos sempre que “quem não gosta de política é governado por quem gosta” e nos dias atuais, com tantas informações à disposição dos eleitores, acreditamos que não dá para ninguém alegar desconhecimento.

A missão não é fácil. Dá trabalho percorrer esse caminho todo para de fato votar consciente. Mas pode ter certeza que o esforço vale à pena.

Não desanime! Não desista de buscar um futuro melhor para a cidade onde você vive com a sua família. Escolha com calma e responsabilidade em quem irá votar em outubro e não deixe de exercer esse direito seu. Não permita que outras pessoas decidam por você o que é melhor para o desenvolvimento da cidade onde você mora e que conhece tão bem.

Fique atento e faça a sua parte, porque Marília tem dono: VOCÊ!

*Com informações do TSE.

**Imagem meramente ilustrativa.

Comentários

Mais vistos