Notícias

Busca

MATRA

Matra 5 anos: Contra corrupção, em favor da transparência

17 de outubro de 2011 - 09:22

Criada por marilienses preocupados em garantir a transparência na Administração Municipal e o uso correto do dinheiro público, a MATRA – Marília Transparente – completa hoje (16) cinco anos de existência e luta.  

Desde sua criação, a MATRA desenvolveu diversas ações com o objetivo de melhorar a vida de todos os cidadãos da cidade em função dos recursos públicos do município. 

A mais recente delas foi o pedido feito ao presidente da Câmara, Yoshio Takaoka, para que ele reconsiderasse a pretendida aquisição de 13 novos computadores para a Casa. 

Segundo levantamento feito pela entidade, desde 2008 a Câmara vem adquirindo anualmente computadores novos. Nesses três anos, foram compradas 50 máquinas.  

Diante da posição firme e fundamentada contra a medida, Yoshio voltou atrás e desistiu da compra. 

Além disso, no começo deste ano, nossa instituição lutou contra o aumento abusivo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) imposto à apenas 10 mil contribuintes.  

Essa majoração injusta foi dada apenas àqueles que compraram imóveis, pagando ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), entre 2006 e 2011. 

Para ajudar as pessoas prejudicadas, a MATRA disponibilizou em seu site um parecer jurídico contendo a argumentação legal necessária para contestação do aumento na Justiça. 

Após diversas decisões judiciais e muita pressão popular contra a medida, a Prefeitura desistiu do aumento e mandou reimprimir os carnês dos 10 mil contribuintes prejudicados sem a majoração abusiva. 

Em 2011 MATRA também realizou plenárias para ajudar a população entender melhor alguns dos principais assuntos em discussão na cidade, como tratamento de resíduos sólidos e a Planta Genérica de Valores. 

“Este ano na MATRA houve uma intensificação na luta de combate à corrupção e em favor da transparência. Tivemos várias ações com resultado positivo. Acredito que através da MATRA a sociedade está se tornando mais consciente e sendo incentivada a exercer a cidadania” disse o presidente da entidade, Osvaldo Martins de Oliveira.  

Em seu aniversário, a MATRA reafirma seu compromisso. Não importa quem sejam os governantes, a entidade continuará exercendo o controle social e fiscalizando o uso do dinheiro público. 

Combatendo a corrupção e envolvendo a população nessa luta, a MATRA acredita ser possível solucionar de forma definitiva os problemas da cidade.

Comentários

Mais vistos