Notícias

Busca

MATRA

Matra cobra novos investimentos no setor de abastecimento

31 de agosto de 2009 - 00:00

Ao reafirmar o compromisso de defender uma boa gestão e uso correto dos recursos públicos, a diretoria da MATRA -Marília Transparente- defende a realização de mais investimentos, por parte do poder público municipal, no setor de abastecimento de água. Isso significa perfurar mais poços profundos, prometidos para este ano, mas que até agora não foram executados. O presidente da entidade, Carlos Rodrigues da Silva Filho, alertou que com o crescimento da cidade e novos empreendimentos imobiliários e empresariais, existe o risco da cidade voltar a sofrer um colapso no abastecimento. No ano passado, a MATRA realizou uma plenária debatendo esse tema e cobrando providências.         

 Apesar de o setor de abastecimento de água esteja sob responsabilidade do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), a perfuração dos poços profundos é da Prefeitura. No plano de governo da atual Administração, foi prometido para 2009 a perfuração de dois poços profundos, na Cascata (para atender a zona leste, já que a represa não tem mais capacidade para produção de água, depende apenas da chuva) e também na rua Mariápolis, com objetivo de atender a zona Norte. Cada um deles com capacidade para produzir cerca de 300 mil litros/hora. De acordo com o DAEM, nos últimos meses foram realizados investimentos que representaram um ganho significativo na produção de água: a substituição das bombas nos atuais poços (isso representou 30% a mais de água), recuperação da estação de tratamento de água do sistema Peixe (havia uma perda de 500 mil litros de água/dia, já em fase de tratamento, devido a uma rachadura no tanque de decantação das adutoras). Além disso, a autarquia conseguiu reduzir praticamente a zero o número de vazamentos na rede de distribuição (representava uma perda estimada em 20% da água tratada).

 Preocupação

 Em virtude dessa produção maior de água, período de chuva e também do inverno, a cidade não teve mais problemas de desabastecimento. A diretoria da MATRA está preocupada com o futuro. Isso devido ao crescimento da cidade. Só na área imobiliária, devem ser construídas cerca de duas mil casas e 352 apartamentos (em apenas três empreendimentos). Grandes grupos empresariais também estão se instalando na cidade e, diante disso, a estimativa é de que Marília necessite de mais três poços profundos (além dos dois prometidos pela Prefeitura para este ano), além da conclusão da barragem do Ribeirão do Norte.

 Sem resposta
 

Com objetivo de informar à população, a MATRA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura para saber o posicionamento do Município em relação a esse problema do risco de desabastecimento. Na quinta-feira de manhã enviamos e-mail com as perguntas. Mas, apesar dos prazos solicitados pela própria assessoria nenhuma resposta foi enviada. Mesmo assim, continuaremos aguardando uma nota oficial que poderá ser publicada nesta coluna posteriormente.            

Novos investimentos estão sendo realizados na cidade. Por isso, a MATRA alerta para a necessidade de garantir a produção de água, evitando um colapso no abastecimento

Comentários

Mais vistos