Notícias

Busca

MATRA

MATRA defende reurbanização da área central da cidade

23 de setembro de 2009 - 00:00

Como parte do projeto “A Marília de Todos Nós”, elaborado pela entidade há cerca de um ano, a partir de propostas da comunidade, a diretoria da MATRA defende a reurbanização e revitalização da área central da cidade, que deverá ser desencadeada pela Prefeitura. Na semana passada, foi publicado o decreto número 1007/09, que desapropriou uma área de 13.684 metros quadrados, da antiga FEPASA, na Avenida Tancredo Neves, entre as ruas Nove de Julho e Paraná. No local, a Secretaria Municipal de Planejamento estuda projetos em benefício da população, como possíveis ampliações do terminal rodoviário urbano, eventuais áreas para estacionamento de veículos, praças e/ou ciclovias.

“Essa reurbanização é importante e fundamental. Temos bons exemplos desse trabalho em outras cidades do Estado, como é o caso de Jacareí que aproveitou áreas ociosas e implantou ciclovia que cortam a cidade, além de praças para esportes e áreas de lazer”, afirmou o presidente da MATRA, Carlos Rodrigues da Silva Filho, que defende a implantação desse sistema paralelo de transporte, destinado às bicicletas, próximo a malha ferroviária, uma vez que corta toda a cidade, de norte a sul. Hoje, a cidade enfrenta muitos problemas devido à grande quantidade de carros que circulam pelo centro, provocando congestionamentos e falta de vagas para estacionamento.
 
Com o decreto, considerando de utilidade pública essa área, pertencente a uma empresa de empreendimentos imobiliários, a Prefeitura pretende garantir que o espaço não seja utilizado para exploração comercial ou residencial, o que tornaria o centro ainda mais caótico.. A partir daí, serão discutidas as alternativas para utilização coletiva, baseando-se no que estabelece o Plano Diretor do Município. Uma das propostas é ampliar o terminal rodoviário urbano, já prevendo a possibilidade de duas empresas explorarem o serviço de transporte de passageiros, conforme explicou o secretário de Planejamento, Laerte Rojo Rosseto. Segundo ele, a Prefeitura estuda a possibilidade de adotar o mesmo procedimento jurídico (desapropriação) em outras áreas que pertenciam à antiga FEPASA.
 
A diretoria da MATRA estará acompanhando as próximas etapas desse projeto de reurbanização do centro da cidade e espera que efetivamente sejam adotadas medidas em benefício da população, além de evitar especulações imobiliárias em área que é estratégica para todo o município.

 O “No projeto A Marília de Todos Nós, o planejamento urbano foi um dos temas destacados, passando inclusive pela reavaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento. atual prefeito Mário Bulgareli assinou o termo de compromisso ao projeto. Dessa forma, ficamos na expectativa de que a remodelação urbana seja efetivamente colocada em prática por essa administração”, concluiu o presidente Carlos Rodrigues da Silva Filho.

 

 

Em Jacareí, o aproveitamento da ferrovia possibilitou a implantação de ciclovia.

Comentários

Mais vistos