Notícias

Busca

MATRA

MATRA define projetos e terá acompanhamento na Câmara

27 de dezembro de 2008 - 00:00

Os 13 vereadores que irão compor a Câmara Municipal (a posse será na próxima quinta-feira, dia primeiro de janeiro), terão um acompanhamento mais de perto e constante, através da fiscalização dos atos e também apresentação de propostas voltadas à comunidade. Este será um dos projetos que a MATRA – Marília Transparente – estará implantando em 2009. Outra tarefa será a efetiva implantação do projeto “A Marília de Todos Nós”, assinada pelo prefeito-reeleito, Mário Bulgareli, e pelo vice, Ticiano Tóffoli.

Desde a sua fundação, no dia 16 de outubro de 2006, a MATRA tem procurado avançar na articulação com a sociedade organizada e as autoridades, visando o uso correto do dinheiro público, através da transparência de todos os atos administrativos. A entidade não recebe recursos públicos e nem possui qualquer vínculo político-partidário.
As primeiras plenárias da entidade para o próximo ano também já estão definidas: 2.ª Oficina de Planejamento da MATRA e a divisão dos grupos de trabalho; debater a desfavelização no Município; Controle de Licitações; e Orçamento por Indicadores. Outra prioridade da MATRA, em 2009, será levar à comunidade, por meio das associações de bairros, a importância de mobilização tanto no trabalho de fiscalização como também de implantação do orçamento participativo, através do qual serão elaboradas propostas para melhorar a qualidade de vida da nossa população. A mensagem à comunidade também será levada através de um programa de rádio.
Para a diretoria da MATRA, além de verificar dos atos do Executivo, é importante um acompanhamento mais de perto do Poder Legislativo, tanto na apresentação de propostas voltadas ao interesse da população como também fiscalizar os atos de cada um dos vereadores. Em 2008, se tornou uma prática comum a realização de sessões extraordinárias, marcadas em cima da hora, para votação de projetos de grande repercussão, mas sem a possibilidade de ampla discussão junto à sociedade. Foi o caso do projeto de privatização do DAEM (posteriormente retirado) e também a criação do décimo – terceiro salário para vereadores, prefeito e vice.
 
“A Marília de Todos Nós”

O projeto “A Marília de Todos Nós” foi elaborado a partir de propostas da comunidade e visa compromissar os futuros administradores da cidade de Marília com ações muito consistentes e que nos levariam certamente ao uso ótimo dos recursos públicos, à inclusão da comunidade na deliberação dos rumos da cidade em que vivem e a construção de uma cidade melhor.

Dessa forma, em 2009 a MATRA pretende desenvolver ações visando a implantação efetiva do referido projeto, já que o prefeito – reeleito, Mário Bulgareli, foi um dos três candidatos que assinaram esse compromisso. “A Marília de Todos Nós” tem como princípio norteador uma gestão democrática e participativa, que seja capaz de administrar a cidade de Marília sob os preceitos da ética, transparência e cidadania.
A MATRA reafirma seu compromisso junto à comunidade e associados de apurar e denunciar aos órgãos competentes eventuais atos de corrupção e de improbidade administrativa, além de acompanhar os processos já denunciados aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, que já se transformaram em inquéritos civis, criminais e também ações judiciais.
 
Foto: MATRA terá acompanhamento junto aos vereadores e ações ao prefeito Mário Bulgareli para implantação do projeto “A Marília de Todos Nós”.

Comentários

Mais vistos